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Entrevista aos Lotus Thief



Lotus Thief pode ser um novo nome para alguns de vocês, mas a banda está a florescer rapidamente! O novo álbum "Oresteia" é uma obra-prima do metal progressivo e foi uma boa razão para a Metal Imperium falar com a banda. A Bezaelith partilhou os seus longos e interessantes pensamentos connosco.

M.I. - Primeiro, conta-nos um pouco da história dos Lotus Thief. Quando e onde se formaram? Quais eram os vossos objetivos?

Nós formamo-nos quando fui desafiada a escrever algumas músicas de metal com bateria para o álbum "Allies" dos Botanist, que acabou com a minha composição musical ao longo de seis faixas excedentes inicialmente destinadas a álbuns da banda. O resultado foi "Rervm". Na época, os objetivos eram apenas um projeto de gravação, mas assim que assinamos, comecei a procurar músicos.


M.I. - Lotus Thief é um projeto com o objetivo declarado de louvar conhecimento e iluminar palavras e arte antigas através de canções. Supostamente, os Lotus Thief são um projeto que equilibra black e post metal com rock espacial e influências ambientais. Como surgiu esta mistura sonora? Por experimentação? Como definirias o vosso estilo musical?

Saiu assim, porque essa era a música que estava na minha cabeça. A estilização era um conglomerado de tudo o que eu amo sobre música pesada, seja rock, ambiente ou metal. Não gosto tanto de definir géneros, apenas toco o que estou a ouvir. Tocar de acordo com um conjunto musical de regras é, para mim, a maneira preguiçosa de fazer as coisas, se estás realmente a tentar todas as opções. Sim, existem bandas que se encaixam bem num género e as pessoas adoram-nas e elas servem um propósito, mas, quando penso nas bandas que me fizeram gostar de música, penso nas bandas que ultrapassam os limites.


M.I. - "Nothing from nothing ever yet was born" ("Nunca nada nasceu do nada") é a frase retirada do trabalho de Lucrécio que os Lotus Thief mais canalizam, servindo como a razão de ser do projeto. Por que é que esta frase é tão importante para vocês?

Esta é difícil. O trabalho poético de atomismo de Lucrécio é a base de E = mc2. É a base da razão pela qual estamos aqui, tanto quanto sabemos, e apunhala as possibilidades de por que poderíamos estar aqui com maior elegância do que os amigos imaginários de qualquer religião podem imaginar. Nada vem do nada: os átomos que nos fizeram não apareceram repentinamente - eles já eram o tecido deste universo, reunidos de forma diferente até que nós surgimos. Nada vem do nada: todas as tuas experiências, os teus desejos, ajudando os outros e construindo o trabalho da tua vida - isso acrescenta algo a ti e às pessoas que foram afetadas pela tua presença aqui nesta Terra. No final, estamos aqui, já estivemos aqui e sempre estaremos aqui de alguma forma. Quando os habitantes das cavernas lutaram, os pedaços que nos fizeram já estavam aqui. Quando os dinossauros estavam a prosperar apenas para serem bombardeados para a extinção, as partes que nos fizeram estavam aqui. Somos parte de algo maior que nós, seja o que for. Não sabemos tudo, mas sabemos, de alguma maneira, por natureza, que fazemos parte de uma maior mecanização, desvio ou padrão. E quanto mais sabemos sobre o nosso universo, mais descobrimos o padrão, como a parábola do inseto incapaz de ver o padrão do tapete ornamentado em que se assenta, porque é pequeno demais... temos a capacidade de construir foguetes e microscópios para que possamos olhar para baixo no padrão. Nada vem do nada significa que toda a pessoa que encontrará mais uma pista, todo o insight que nos dará mais respostas sobre a natureza da existência - os blocos de construção já estão aqui, à espera para serem reunidos. Esta pequena frase deu-me mais paz e esperança do que uma década de educação na igreja, duas décadas de escola pública ou três décadas da era da informação.


M.I. - 2014 foi o ano em que o vosso álbum de estreia, "Rervm", foi lançado. Agora a Prophecy Records vai lançá-lo novamente e apenas se passaram 6 anos. Por quê este relançamento?

Esta é fácil. "Rervm" foi assinado com a Svart Records num contrato de 5 anos. Quando assinei com a Prophecy, o plano era que “Rervm” voltasse para mim e depois fosse assinado com a Prophecy como parte da coleção do nosso trabalho. Portanto, apenas o artbook e o CD serão lançados. É possível que o reeditemos em vinil em algum momento, mas por enquanto a reedição foi uma maneira de colocar o disco de volta no mercado sob o selo da Prophecy.


M.I. - 2020 começou com o pé direito para os Lotus Thief já que o novo álbum foi lançado no dia 10 de janeiro. O que aconteceu desde o lançamento?

Desde o lançamento, estamos a deliberar se fazemos ou não uma tournée curta, ou se fazemos apenas festivais ou nos concentramos nos outros lançamentos que estão em lista de espera. Somos um grupo completo de 6 pessoas com um mínimo de 4 músicos ao vivo. Fizemos o concerto de lançamento do novo álbum no Bottom of the Hill, em São Francisco, como uma banda de 4 pessoas e foi espetacular, mas realmente quero montar um set que abranja todos os 4 lançamentos que temos (incluindo o próximo)… (risos)… um super set com cerca de 60 minutos, com 6 pessoas. Portanto, estamos em negociações para basicamente descobrir o próximo passo tendo esse objetivo em mente.


M.I. - Até agora, como tem sido a reação dos média e dos fãs a "Oresteia"?

As publicações que fizeram review do álbum gostaram muito e compreenderam o seu significado. Em apenas um mês desde o lançamento, recebemos um volume de críticas que os antecessores receberam num ano. Muitas das críticas também deram belos detalhes sobre o álbum que nós mesmos não poderíamos ter descrito melhor. Pensando nos três álbuns, "Oresteia" é o mais apreciado até agora. "Oresteia" é onde muitos dos nossos ouvintes se apaixonam por algo na história e no som.


M.I. - O novo álbum mostra um progresso substancial e recebeu um grande impulso, especialmente em instrumentação, produção, comparativamente com o segundo álbum "Gramarye". Quais são as principais diferenças entre "Oresteia" e os outros dois álbuns?

Colocamos a bateria e as vozes à frente na mistura e deixamos que a química preparasse o palco. Trabalhamos como três guitarristas em vez de um. Experimentamos quatro conjuntos de vozes e temos mais precisão em todas as partes.


M.I. - "Oresteia" é o álbum mais longo que lançaram até agora e é baseado numa trilogia de tragédias gregas escritas por Ésquilo no século 5 a.C. Por que decidiram basear um álbum nessa trilogia?

Inicialmente, porque é um texto ensinado em quase todas as escolas públicas americanas, que se concentra na violência e porque, nas escolas públicas americanas, os nossos alunos estão insensíveis a coisas como tiroteios em escolas. Há uma normalidade nisso. A normalidade de como a violência acontece na peça também é estranha. Quando lês o resumo de quem mata quem e como, é apenas um banho de sangue. A trilogia também, até onde sabemos, não é uma trilogia, há pelo menos outra parte da peça perdida para a história. Como havia um elo perdido no tempo, uma parte de mim estava tentada a preencher o espaço em branco. Mas acho que a letra faz isso muito bem.


M.I. - Os álbuns dos Lotus Thief concentram-se nas palavras do passado e no que o passado nos diz. O que aprendeste até agora? A nossa sociedade deveria prestar mais atenção à sabedoria antiga?

Aprendi que sabemos muito e nada ao mesmo tempo. Aprendi que somos uma espécie que está, literalmente, a morrer para aprender com o seu próprio passado. Se olhares para os impérios corporativos de hoje, a servidão da exploração mal paga das massas nos chamados países desenvolvidos, começas a traçar linhas de comparação com os impérios inchados do passado, que se tornaram muito pesados. Começas a ver o mesmo animal ganancioso com os mesmos velhos truques. Mas também vês as jóias que são a mente dos grandes pensadores, inventores, pessoas que viveram um século à frente do seu tempo. Às vezes, quase vale a pena sofrer de ignorância, apenas para conseguir aquela pessoa brilhante que, de alguma maneira, une dois e dois... levamos foguetes para a lua, penicilina, "Master of Puppets", etc. Então, é uma faca de dois gumes. Olhar para trás significa olhar para o genocídio e para os génios, e é algo que precisamos descompactar para sobreviver.


M.I. - Já pensaste em usar história mais recente para conceito dos próximos álbuns?

Acho que queremos ir longe o suficiente para que possamos mostrar um tempo que não é agora. Fizemos Crowley, que é do século 20, mas ainda assim, para mim, gosto de usar coisas que estão tão distantes na história que são quase estranhas para nós. Mas, apesar da sua natureza estranha, acabamos por “nos vermos”.


M.I. – A voz de Bezaelith é extremamente poderosa e intensa e destaca-se ainda mais no novo álbum... como é que uma só voz pode criar momentos tão intensos? Usas alguma técnica vocal?

Eu apenas sigo o que parece certo e vejo a potência e número de linhas vocais necessárias para expressar o que está lá. Em parte de "Oresteia" sou eu a falar como Clitemnestra. Ela é uma mãe que viu o seu filho a ser sacrificado para que o seu marido pudesse vencer e guerrear e trazer uma nova namorada para casa para se exibir. Escusado será dizer que ela está chateada. Essa é a faixa 1. “Libation Bearers” é a Electra a descobrir as ações e intenções do seu irmão. Está a tornar-se um cúmplice da violência, está a ceder e a cair na sua raiva. “The Furies”, pura vingança. Eu tenho que ser essas personagens, ou incorporar essa máscara de emoção humana. Qualquer música, canção de amor, ou outra, é uma personagem retratada. Eu ouço as melhores vocalistas de todos os tempos e tento perceber o que as torna poderosas. Cada uma delas é diferente, têm uma inflexão e força diferentes. Eu procuro essa força em mim mesma.


M.I. - Tal R'eb, Romthulus e Ascalaphus cantam neste álbum... por que escolheram incluir todas estas vozes?

Para ser justo com o texto - que tem vozes masculinas e femininas, e também porque temos 5 pessoas agora: por que não? Por que não flexibilizar o amplo espectro destas diferentes ressonâncias vocais? Se for bem feito, só nos pode ajudar. É também uma maneira de ser afeto a algum género pela gente de mente fechada. Muitos dos géneros de hoje com o "female fronted" e "os machos versus as fémeas do metal" metem-me nojo. Às vezes, quero lembrar às pessoas que o empoderamento é sobre todos termos poder, inspirar e trabalhar em conjunto para se tornar a espécie que a nossa santa curiosidade tem potencial para ser. Eu vi uma crítica de uma banda em que o crítico estava a alertar o público de que a cantora era mulher, como se esse aspeto por si só desqualificasse a banda de ser "metal". Vi raparigas também a alinharem nesse jogo em que excluem outras mulheres, ou homens, em esforços para permanecer no seu género, ou para ter o tipo certo de formação à custa de excluir bons músicos que tornam a coisa toda mais incrível e diversa. E o resultado final é que a música deles é muito chata. A cultura de exclusão e gatekeeper é grosseira. Afasta a possibilidade do que poderia ser um álbum. As vozes baixas do Romthulus conferem uma escuridão estranha a "Libation Bearers" - lá está ele, por baixo das guitarras, a silenciar as suas faixas e terás um som mais fino. Os sussurros assustadores de Tal R'eb, a sua franqueza e estranha inocência (principalmente nos próximos álbuns) partem-me o coração e Ascalaphus – a sua insanidade vocal é desenfreada, e uma vez que se remove a sua voz da mistura, torna-se menor. Homens e mulheres estarão nos discos desde que os tenhamos na banda para contribuir, o que espero que seja para sempre. Aumenta imensamente as cores do nosso som e sou muito grata por isso.


M.I. - Musicalmente e vocalmente, a banda floresceu absolutamente porque "Oresteia" é uma colaboração de cinco compositores, ao contrário dos seus antecessores, que foram obra de apenas 2 compositores. Quanto é que essa mudança afetou o resultado final?

Isso muda tudo. Temos 5 pares de olhos (tecnicamente 6 contando com a vocalista feminina que está nas faixas bónus comigo), a fazer controle de qualidade. As bandas em que uma pessoa dirige o navio como um ditador de crianças (todos nós podemos citar 10 provavelmente em menos de um minuto) acabam sempre no mesmo lugar: o lugar de sermos iguais, cópias ou tristes. Isso é verdade para muitas bandas em que uma pessoa toma todas as decisões e os outros apenas tocam. É totalmente chato. Não me entendas mal, eu já fiz essa coisa de ser paga, mas se não contribuo com nada, é como assistir a uma pessoa a masturbar o seu ego para iterações cada vez mais chatas do já fizeram antes. Uma equipa de jogadores que respeito, pode chamar-me numa parte que precisa de edição e vice-versa, vale mais do que mil bajuladores.


M.I. - A festa de lançamento aconteceu no dia 17 de janeiro e tocaram o novo álbum na íntegra. Como foi?

Foi impressionante. Tocamos com duas bandas locais, Brume e Older Sun. Brume foi acompanhado por Jackie Perez Gratz, de Grayceon e Giant Squid, que eu gostava de ver tocar quando partilhamos palco no passado com Botanist. Older Sun realmente fez um ótimo trabalho com música pesada, e Brume também foi incrivelmente inspirador e sombrio. Foi um cartaz perfeito e foi muito bom para nós. Normalmente não tens tanta diversidade num cartaz. Considerando a quantidade de mercadorias vendidas nessa noite, foi ótimo, mas a maior recompensa foram as bandas. Brume lançou um álbum brutal de doom metal em 2019, portanto vale a pena prestar-lhes atenção.


M.I. - O mais recente álbum foi pensado antes mesmo do seu antecessor ser lançado. Costumam planear com antecedência? Já têm planos / ideias para o(s) próximo(s) álbum(s)?

Planeamos amplamente o futuro. Os próximos três lançamentos já estão planeados. Dois dos quais já estão preliminarmente gravados, o terceiro está apenas no estágio da ideia, mas o conteúdo e o conceito geral já estão decididos.


M.I. - O que é que os fãs podem esperar dos Lotus Thief num futuro próximo? Estão a pensar em fazer uma tournée para promover o álbum? A Europa está nos vossos planos?

A principal coisa que posso dizer aos fãs é que podem esperar um produto consistente nos álbuns. As tournées são uma coisa complicada, e cheguei a algumas conclusões sobre elas em relação aos Lotus Thief. Enquanto eu gostaria que pudéssemos ser uma banda de tournée como os Maiden, sou realista e egoísta. Sou realista, porque a realidade de uma tournée na Europa para 99% das bandas americanas significa ir de cidade em cidade tentando recuperar essencialmente o que se gastou para chegar lá, transporte terrestre e hospedagem - sem mencionar o custo da mercadoria. Então, se nos oferecerem um ou dois festivais decentes aí, com certeza, conseguiremos recuperar o que gastamos nas passagens de avião. Mas todos pensamos que a vida deve ser vivida de verdade - não em algum tipo de serviço escravo à arte que criamos. Não posso dizer quantos músicos em tournée que conheci nos bastidores ou pouco antes / depois dos concertos que disseram uma coisa repetindo várias vezes: "Eu só quero chegar a casa para estar com o meu x" (x = inserir (família, filhos, animais de estimação, marido / mulher, vida normal). Se muitos deles se sentem assim, se muitos querem que a tournée seja uma memória em vez de um belo "agora", vivendo e aproveitando o presente, não estou convencida. Os Lotus Thief também não são uma banda de três pessoas que tocam qualquer que seja o equipamento da casa, por mais que eu desejasse que às vezes fosse assim. Somos uma produção completa, música e espetáculo de palco com recursos visuais e três pessoas, duas mulheres e um homem - todos com instrumentos discados para a apresentação, IEM, mixers pessoais, etc. seis pessoas e todo esse equipamento num pequeno palco de bar é hilariante, stressante e não vale a pena. Dá-nos um grande palco, manteremos o público interessado, como fizemos no Prophecy Fest. Mas não somos um projeto de arrastar de bar para bar, e o nosso tempo é melhor investido em melhorar e aprimorar a qualidade das gravações que fazemos. Por fim, muitas bandas interessam-se pela ideia de fazer tournées - elas acham que isso as tornará famosas - eu sei pelo menos 20 tipos que fizeram tournées extensivas nos anos 60, 70, 80, 90, que ainda têm os seus empregos diários e não possuem álbuns em circulação. O único benefício da era dos média digitais é que a música sai francamente por si própria, se for boa música. Nós não temos que esgotar a nossa saúde e sanidade para nos parecermos com todas as outras bandas, porque não somos como elas, e é exatamente isso que as pessoas gostam em nós.


M.I. - Quais são os planos dos Lotus Thief para o futuro a longo prazo? Quais são os vossos objetivos?

O plano para o futuro a longo prazo é construir uma biblioteca de belas obras que celebram, reexaminam e descompactam as palavras do nosso passado, e ser uma banda que provoca pensamento e não consumismo cego.


M.I. - Últimas palavras?

Muito obrigado pelas perguntas instigantes. Mais importante, agradecemos que os escritores deem outra voz à nossa música. Agradecemos também aos nossos ouvintes que nos contactaram este ano, que nos deram muita inspiração para continuar a fazer o que fazemos.

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Entrevista por Sónia Fonseca