About Me

Entrevista aos Endezzma


Os Endezzma formaram-se em 2005 e contam com Morten Shax (voz), Malphas (guitarras), Nihil (guitarras), Aske (baixo) e Skriu (bateria). Com um som massivo, grandioso, mas também muito cru, a banda norueguesa de black metal regressa com o seu terceiro álbum intitulado “The Archer, Fjord and the Thunder”. Gravado nos Vika Studio e Malpherno Studio na Noruega, o álbum foi misturado e masterizado por Tore Stjerna nos Necromorbus Studio em Estocolmo. Com “The Archer, Fjord and the Thunder”, a banda dá um grande passo em frente na composição. Misturando a severidade crua dos primeiros dias do black metal com a grandeza épica de bandas posteriores, o álbum preenche a lacuna entre o hino sombrio e a agressão primitiva. A Metal Imperium conversou com Morten Shax, que resultou numa entrevista intensa e interessante. Descubram todos os detalhes aqui...

M.I. - Em primeiro lugar, muito obrigado por responderem às minhas perguntas! Em segundo lugar, obrigada pela ótima música que criaram ao longo dos anos. Em terceiro lugar, as novas faixas são espetaculares! 

Obrigado pelas perguntas e agradecemos o teu entusiasmo pelo nosso catálogo antigo, bem como pelas novas faixas.


M.I. - Para quem não conhece a história da banda, vocês começaram em 1993 como Dim Nagel e depois mudaram o nome para Endezzma em 2005. Por quê a mudança? Qual é a principal diferença entre as duas bandas? 

Tanto os Endezzma quanto os Dim Nagel foram trazidos à vida por mim mesmo, mas as duas constelações são baseadas em fundamentos e formações diferentes e, portanto, naturalmente dei ao “novo navio” um novo nome. Nos Dim Nagel, era basicamente só eu que estava a fazer a música com uma contribuição dos ex-companheiros de banda dos Kvist. Depois dos Dim Nagel ficarem inativos por muitos anos, os Endezzma praticamente começaram novamente do nada com diferentes pessoas. O elo mais óbvio é o facto de que sou o iniciador e a força filosófica por trás de ambas as bandas. Hoje, os Endezzma cresceram e tornaram-se uma entidade única e própria com a sua própria história.


M.I. – O vosso terceiro álbum “The Archer, Fjord And The Thunder” está previsto para ser lançado a 22 de janeiro pela Dark Essence Records. Estão entusiasmados?

Trabalhamos duro neste álbum por um longo tempo e devido à situação obscura, o lançamento foi suspenso por um tempo, por isso é muito bom lançar finalmente o álbum para as massas. Estamos muito entusiasmados e ansiosos para virar a página e começar um novo capítulo. O feedback sobre os primeiros singles e vídeos foi fantástico, e estamos animados para lançar o álbum inteiro também.


M.I. – Os Endezzma refinaram a ressaca épica que surgiu no EP de estreia em 2007, “Alone” e “Anomalious Abomination” é uma amostra emocionante do álbum que está para vir. Vocês superaram-se mais uma vez? 

NÓS tentamos constantemente elevar a fasquia. A progressão criativa precisa de estar presente para estimular os nossos corações e devoção. Gostamos de nos desafiar de forma cativa e construtiva. A paisagem sonora épica veio naturalmente, por assim dizer, e expressa tanto a música quanto o fundamento filosófico de uma boa maneira. Tudo é mais difícil, mais alto, mais obscuro e mais épico.


M.I. - Numa entrevista, em 2017, vocês disseram que já estavam a trabalhar em material novo, que poderia ser lançado em 2018. O que aconteceu? O que causou o atraso? 

As coisas dão sempre voltas inesperadas mas, basicamente, tínhamos o álbum feito no final de 2019. Queríamos trabalhar um pouco mais nele e afinar mais alguns detalhes e, de repente, antes que soubéssemos, a pandemia atingiu a Terra bem no epicentro dos nossos planos de lançamento. Sempre usamos o tempo de que precisávamos e nunca nos deixamos ser pressionados por editoras ou outros para apressar qualquer lançamento. Desta vez com certeza será diferente, já que começamos imediatamente, durante o período inativo quando o mundo parou, para trabalhar em novo material. Por isso, desta vez eu posso garantir que a continuação deste álbum chegará mais cedo do que esperam.


M.I. - Nessa mesma entrevista, sobre o novo álbum, disseram que “as novas faixas definirão desafiadoramente as melodias da morte e o som do Armageddon. Será mais obscuro do que nunca e realmente nos sufoca e nos leva a novos horizontes”. Ainda é verdade? O que é que os fãs podem esperar do álbum? 

É totalmente verdade e, realmente, resume-o muito bem. É uma jornada épica ao Armageddon da mente e à escuridão estelar. Trabalhar neste álbum impôs-nos novos horizontes e, quando os ouvintes entrarem no barco e navegarem pelo fiorde em direção à névoa escura ao som do trovão, viverão uma viagem emocional, intensa e feroz. É o álbum com mais camadas que fizemos até agora, tanto musical quanto filosoficamente.


M.I. - O álbum estava programado para ser lançado ainda este ano. Foi adiado devido à pandemia? 

Sim, como mencionei acima, o álbum foi todo feito exatamente quando a pandemia começou e, primeiro, esperamos alguns meses apenas para descobrir que a situação era muito mais séria e duradoura do que inicialmente estava previsto. Mas não se pode esperar eternamente, e a nova data foi marcada para janeiro de 2021.


M.I. – O vosso último álbum “The Arcane Abyss” foi lançado em 2017. Quais são as principais diferenças entre “The Arcane Abyss” e “The Archer, Fjord And The Thunder”? 

O novo álbum tem mais camadas e é mais detalhado, com uma produção muito mais sólida e poderosa, portanto acho que é muito mais forte no geral, mais sólido, desde a estrutura musical aos fundamentos filosóficos e visuais. Desta vez, o Tore Stjerna também fez a mistura completa do álbum e acho que isso também brilha, ele realmente fez um ótimo e dedicado trabalho.


M.I. - Sobre o que é o álbum? Qual é a ligação com o título "The Archer, Fjord And The Thunder"? 

O título tenta pintar um quadro o mais detalhado possível na mente dos ouvintes. O arqueiro, o fiorde e o trovão são três palavras-chave essenciais na agenda filosófica do álbum. O Arqueiro é o mago principal, o fiorde é a passagem e o trovão manifesta o fogo e a energia deste grande épico e mítico mundo de escuridão estelar. É uma espécie de álbum conceitual, uma vez que toda a temática é construída em torno da mesma filosofia que é visualizada através dos elementos e palavras-chave mencionados acima. Já escrevemos muito sobre a morte e o significado da morte baseado no modo como vivemos, nos apresentamos e na nossa escuridão interior. Através da temática filosófica do álbum, criamos certas personagens e colocamo-las numa determinada paisagem e cenário mítico. Há muita energia e um enorme simbolismo no qual convidamos os ouvintes a mergulhar. É como poesia... todos terão uma reação diferente depois de o ouvir...


M.I. - Quem é a mente criativa por trás do novo álbum? Vocês partilham a parte criativa? O que vos inspira a criar? 

Normalmente, fazemos juntos um plano para ver onde queremos chegar com o álbum e que tipo de estrutura queremos alcançar antes de começarmos, trabalhando em prol de um objetivo. É principalmente o Malphas que começa com ideias de riffs e a fazer pré-produções com ideias, e nós debatemo-las fazendo mudanças. Eu faço as letras e depois trabalhamos e adaptamos as músicas e letras para se adequarem, fazendo as mudanças necessárias. Quando obtemos o resultado que consideramos suficientemente próximo do produto final, trazemos para a sala de ensaio e finalizamos as músicas e adicionamos as ideias finais. Desta vez, o Nihil, o outro guitarrista, também contribuiu nas canções. Desta vez, foi um esforço da banda onde a maior parte dos membros contribuiu com ideias... Acho que é por isso que é tão bom quanto é.


M.I. - Este será o vosso 3.º álbum e será lançado, mais uma vez, por uma editora diferente, a Dark Essence Records. Foram eles que entraram em contacto convosco ou foi ao contrário? 

Estávamos em contacto desde antes do lançamento do álbum "The Arcane Abyss", e acho que estivemos no radar uns dos outros durante algum tempo. A colaboração com a editora tem sido extraordinária até agora, e sentimo-nos bem em termos assinado com eles.


M.I. - Endezzma existe com esse nome há 15 anos e este será apenas o terceiro álbum completo... algumas bandas lançam 10 álbuns em 15 anos... como fazem as coisas nos Endezzma? Quando sabem que é hora de lançar um novo álbum? 

Nunca houve interrupções ou pausas longas, mas alguns eventos infelizes ocorreram ao longo do caminho. Acho que somos uma máquina muito mais lubrificada atualmente e todos lidamos com a banda de uma forma mais séria. A banda é uma grande parte da nossa vida agora e estamos mais focados na estrada que temos pela frente e em como queremos que as coisas sejam feitas e como as queremos ao nosso redor. Acho que apenas crescemos. Quando cresces, ou paras com a banda ou tiras o pé do travão e não olhas para trás. Estamos constantemente a escrever novas músicas para os Endezzma e lançaremos novos álbuns com um intervalo muito menor no futuro.


M.I. - A arte da capa foi criada por Stefan Todorovic e Khaos Diktator Design e o design foi feito por Marko Jerkovic... o que isso significa exatamente? Eles trabalharam juntos ou um teve a ideia e o outro colocou-a no papel? 

O Stefan e o Marko são artistas sérvios, mas isso é apenas uma coincidência, eles não trabalharam juntos de forma alguma. O Stefan fez primeiro toda a arte e o Marko depois fez o layout completo do álbum. Ambos fizeram um trabalho incrível e dedicado. Como os conhecia pessoalmente, sabia que eram as pessoas certas para o trabalho e estava confiante nas qualidades que possuem. Eles são músicos habilidosos e experientes, bem como grandes artistas, por isso conhecem a vibe e a estética do processo. A arte e a pintura são muito especiais e monumentais e estamos muito satisfeitos com o resultado muito descritivo, de acordo com a plataforma lírica e filosófica do álbum. Tínhamos uma direção de arte muito clara em relação ao que queríamos, mas o Stefan adicionou-lhe muita energia e profundidade.


M.I. - No dia 4 de novembro, a Metal Hammer estreou o videoclipe "Anomalious Abomination". Como surgiu a ideia de formar uma parceria com a Metal Hammer para a estreia do vídeo? 

São acordos feitos, arranjados e estabelecidos pela Dark Essence, a editora. Acho que é assim que eles queriam e achavam que era a melhor forma para lançar o vídeo de uma maneira boa e adequada. Eles são bons a fazer estreias e lançamentos individuais, e sabem o que fazem.


M.I. – Depois, no dia 1 de dezembro, o vídeo de "The Name Of The Night Is A Strong Tower" foi estreado. Por que escolheram estas faixas para apresentar o álbum? 

Ao todo são 3 singles e 3 vídeos que apresentarão o álbum, as 2 músicas que mencionaste e a terceira será “Wild Glorior Death”. O terceiro single será lançado e apresentado no dia 4 de janeiro juntamente com um terceiro vídeo do álbum. Por quê especificamente essas 3 músicas foram escolhidas? Baseia-se em diferentes razões, mas todas representam diferentes destaques musicais e questões que pensamos ser adequadas para os singles. Ao fazer videoclipes, também se deve prestar atenção à temática filosófica e ao que é mais adequado.


M.I. - O vídeo de “Anomalious Abomination” é o primeiro de uma série de colaborações com o brilhante diretor de vídeo Guilherme Henriques. Como surgiu essa colaboração? Como o conheceram? 

Acho que o Guilherme me escreveu há muito tempo, há muitos anos, apresentando as suas ideias de videoclipes. Quando finalmente tínhamos a ideia real do vídeo pronta, contactei-o novamente e juntos fizemos o plano de filmar e dirigir os vídeos. O Guilherme voou para a Noruega na hora certa, mesmo antes da situação de pandemia sair do controlo. Ele ficou na minha casa enquanto gravávamos os dois vídeos principais do álbum em alguns locais diferentes nos arredores da minha cidade natal. Foi um processo ótimo e emocionante e o Guilherme é uma pessoa muito qualificada e profissional com quem trabalhar.


M.I. - Por que lançaram o vídeo de “Serpent Earth” do último álbum em setembro de 2020? Existe um motivo especial? 

Nós gravamos um filme para “Serpent Earth” planeado para ser lançado juntamente com o último álbum “The Arcane Abyss”. Eu não estava muito feliz com o material naquela época e não tínhamos um diretor ou editor adequado para cuidar dele da maneira que queríamos. Os clipes foram ganhando poeira durante alguns anos até que eu comentei com o Guilherme e ele disse que iria dar uma olhada e, de repente, era um vídeo old school bastante bom. Nós usamo-lo como aquecimento para o que estava para vir enquanto esperávamos para lançar o novo material e vídeos. O vídeo foi muito bem recebido e recebeu um feedback incrível, portanto foi bom fazê-lo.


M.I. - No dia 3 de setembro, deram um concerto em Oslo. Apesar de todas as limitações do vírus, como foi a experiência de tocar para um público sentado? Sentiram a mesma energia do público? 

Tem havido muitas ofertas e iniciativas de promotores, salas de espetáculos e organizadores para concertos com certas restrições. Naquela época foi um alívio marcar concertos e fazer “alguma coisa”, mas devo dizer que é algo que não faremos mais. Tocar para um público sentado dentro de casa é como tocar num jantar de casamento. Precisamos que os fãs e o público estejam cara a cara, suor com suor e os punhos no ar. Os Endezzma representam intensidade, energia e explosões de euforia selvagens! Até que isso seja possível novamente, os Endezzma ficarão dentro do seu abismo construtivo, afiando as navalhas enquanto soldam a estrela da morte!


M.I. - Haverá uma tournée? Estais ansiosos para tocar ao vivo novamente? 

Definitivamente haverá uma tournée europeia assim que a situação o permitir. Estamos totalmente animados, ansiosos e prontos para promover o novo álbum e fazer uma tournée com as novas músicas. Havia grandes planos de tournée feitos antes da pandemia atingir a Terra, e espero que possamos voltar às reservas o mais rápido possível. Planeamos tocar o máximo possível na Europa e na América do Norte. O tempo vai mostrar se podemos conquistar alguns novos continentes que nunca visitamos até agora.


M.I. - Vocês estão no underground há bastante tempo - o que acham da cena Black Metal de hoje? Tiram alguma inspiração dela?

Acho que o Black Metal ou a cena do metal extremo mudou muito nos últimos 10 anos, especialmente. Está a tornar-se numa indústria mais voltada para os negócios e o género Black Metal foi igualado a outros géneros. Isso torna a abordagem de algumas bandas diferente. O underground pode estar a retomar a sua antiga função como expressão para vozes não ouvidas. Mas nós, definitivamente, vemos que mais e mais músicos talentosos e habilidosos são atraídos para fazer música mais extrema e black metal. A definição do que o black metal realmente é, continuará até o fim do mundo. Eu não posso dizer que tiro qualquer inspiração de qualquer vibração em particular de hoje, não. Tento inspirar-me em diferentes canais quando se trata de criar arte e música.


M.I. - O que é que a música em geral representa para vocês? E o Black Metal em particular? 

Sempre gostei muito de música, desde que era criança. A música atraiu-me de uma forma muito forte e genuína desde a primeira vez que a ouvi. Sempre gostei de ler histórias e ouvir música era ainda melhor, era uma história pintada com melodias. E, rapidamente, criei uma profunda devoção à direção artística. E como sempre fui da natureza que, quando ouço ou vejo algo que me atrai e me absorve, quero criar a minha própria versão disso, deixei-me inspirar a fazer do meu jeito, a pintar a minha própria imagem disso. Provavelmente é por isso que acabei a fazer revistas de música, a abrir uma editora e a ter uma banda, etc...


M.I. - A banda ainda usa pinturas faciais/corporais numa época em que muitas bandas as abandonaram. Qual é o significado para vocês? Qual a importância para a “mensagem” de Endezzma? 

É expressão e coloca-nos num certo lugar espiritual. É como uma tinta de guerra que foi usada durante séculos. Quando sais para a batalha, deves preparar-te para o que está para vir, tanto espiritual, visual e mentalmente.


M.I. – Vocês agora estão na Redback Promotions. O que mudará para os Endezzma? 

Sim, está correto. Assinamos um acordo com a Redback durante a situação de pandemia, mas a colaboração foi naturalmente afetada por isso até agora. Contudo, acho que pode ser uma boa mudança para nós. Eles são ótimas pessoas e conhecem bem a cena, e espero que seja uma coisa boa para os Endezzma. Já nos estão a ajudar com o lançamento do álbum e estabelecemos um bom diálogo, por isso as coisas estão a ir bem.


M.I. - Numa entrevista, há algum tempo, o Morten Shax disse que estava a escrever um livro infantil. Já terminaste? Queres partilhar mais detalhes sobre isso? Como surgiu a ideia de o fazer? 

Bem, não é propriamente um livro infantil, mas sim um conto de fadas obscuro e mítico que segue algumas criaturas e personagens baseados em lendas e mitos noruegueses antigos. O livro está quase pronto, mas leva tempo, é um processo diversificado e longo. A qualidade deve ser verificada brevemente pelo editor e talvez até mesmo reescrita e adaptada um pouco. É o meu primeiro livro, e o processo precisa de ser tão longo quanto for preciso. Não tenho pressa. A ideia e o interesse pela escrita sempre estiveram presentes. Sempre escrevi poesia, letras e histórias e há muito tempo que estou a trabalhar no enredo e na ideia de um livro.


M.I. - Vocês têm outros detalhes ou factos interessantes que gostariam de partilhar connosco? 

Lançamos o terceiro single e vídeo no dia 8 de dezembro. O nome da faixa é “Wild Glorior Death” e é acompanhada por um vídeo. Vejam-no e mergulhem na escuridão estelar e na intensidade da loucura sónica.


M.I. - Muito obrigada pelo vosso tempo! Por favor, deixem uma mensagem final para os nossos leitores. 

Obrigado pela entrevista. Ouçam o novo álbum. Espero ver-vos a todos em breve, quando a névoa aumentar e o vale da morte for posto de lado, estamos prontos, SOMOS OS ENDEZZMA!

For English version, click here.

Entrevista por Sónia Fonseca