About Me

Reportagem: Fonte, M.E.D.O., Doink e Centopeia @ RCA Club, Lisboa -12/06/2022

Depois de passagens pelo Porto e Algarve, a tour “E o resto é conversa” (Doink + Fonte + M.E.D.O) teve a sua conclusão no RCA Club, em Lisboa. Fosse pela greve de transportes, pelo jogo de futebol, pelo forte (!!!) calor ou pelos Santos Populares, o número de presentes não chegou para encher a casa, mas os que lá estiveram, tiveram a possibilidade de assistir a uma excelente matiné de hardcore, com 4 excelentes bandas.

Os Centopeia, banda convidada para esta data, abriu as hostilidades sem dar tempo se quer de os espetadores se prepararem: uma autêntica descarga de energia que só fazia prever o que seria aquela tarde muito escaldante. Sem querer menosprezar os restantes membros da banda (pois todos eles são já experientes no underground português), o vocalista Tiago “Rato” esteve em grande destaque, não apenas na sua performance, mas também pela forma como se dirigiu ao público, agradecendo a sua presença, o seu esforço em prol do underground e pela forma como puxava por quem lá estava. Stage dives dos menores lá presentes (e que não saíram por um segundo que fosse da front line!), uma merecida e bonita homenagem ao Sérgio Curto (Bifes) e um ambiente fantástico! Nota 10 para a prestação dos Centopeia, que apesar de banda de abertura, não se acanhou.

Seguiram-se os Doink, vindos diretamente do Porto. Com um hardcore muito característico, a banda também soube puxar muito bem por todos aqueles que estavam no RCA. Ainda que, porventura, fossem a banda menos conhecida pelo público que ali se encontrava, o vocalista soube puxar muito bem pelo público, facilitando a interação com a banda e contribuindo para que o público fosse mais interventivo.



Os M.E.D.O mostraram mais uma vez o porquê de serem uma das melhores bandas portuguesas de hardcore da atualidade. Se a banda como um todo funciona na perfeição tal e qual uma máquina super oleada e afinada, há que deixar um apontamento para o vocalista Ricardo Catarro que se consolida como o condutor perfeito para este camião de hardcore algarvio. Uma atuação irrepreensível que só pecou mesmo pela falta de mais público.

A matiné terminou com os Fonte, banda local e que, como tal, foi guardada para o fim. Os Fonte são uma banda que, apesar de ainda não terem o seu álbum de estreia editado, mostram-se cada vez mais confiantes e harmonizados de concerto para concerto.
Uma atuação brutal que levou a que Rafael Rodrigues, baterista de M.E.D.O, fizesse um stage dive desde o andar de cima! Não pôde faltar a homenagem a Sérgio Curto, com uma cover de “Vi Deus na Cama com o Diabo” e ainda que não seja o vocalista oficial, Paulo mostra-se como uma excelente opção para garantir os concertos da banda.

É de facto importante ressalvar que esta matiné merecia muito mais público, mas tal como Rato indicou, o mais importante é que todos aqueles que quiseram mesmo apoiar o underground, estiveram ali e não optaram por outras vias. Mas na verdade, isso só torna a data mais especial, pois quem lá esteve, pôde sentir o espírito que se sentiu ali dentro. Não há dúvidas que tanto as bandas como o público ali presente, tão depressa não se esquecerão desta matiné. E quanto ao resto? Bom, “o resto é conversa”!

(ver mais fotografias do evento aqui)


Texto por Ricardo Moita
Fotografias por Tânia Fidalgo

Agradecimentos: Fonte