About Me

Reportagem: Girlschool e Alcatrazz @ RCA Club, Lisboa - 06.09.2022

Um hino ao heavy metal old school. Com estas poucas palavras podemos já dar-vos uma ideia do que se passou nesta noite. Uma das bandas pioneiras do movimento N.W.O.B.H.M., certamente a única composta exclusivamente por elementos do sexo feminino, as Girlschool regressaram ao nosso país, décadas depois do famoso concerto com os Motorhead para alegria de muitos metalheads nacionais. A primeira parte do espetáculo ficou a cargo dos Alcatrazz, mítica banda dos anos 80, por onde passaram nomes sonantes do heavy rock internacional.

Se a pandemia não tivesse adiado por duas vezes este concerto, teríamos assistido à prestação do famoso Graham Bonnet enquanto vocalista dos Alcatrazz. Mas nestes dois últimos anos a banda trocou-o por Doogie White, que é agora o homem do microfone e foi quem gravou o mais recente álbum da banda, de seu nome V. Foi precisamente por aí que os norte americanos começaram a sua atuação com “Grace of God”, tema composto pela atual formação da banda que é, diga-se, uma autêntica constelação de estrelas. Todos os músicos presentes em palco detêm um currículo impressionante, mas foquemo-nos no guitarrista Joe Stump. Virtuoso, esse parece ser um requisito necessário quando se ocupa um lugar que outrora pertenceu a Yngwie Malmsteen e Steve Vai, por exemplo. Joe Stump está à altura, com solos deliciosos, capazes de prender a respiração de quem estava a assistir. Foram 70 minutos de atuação que serviram para apresentar o mais recente trabalho, mas também para visitar alguns clássicos como: “God Blessed Video” e algumas covers de Rainbow, “To Late for Tears” e aquela que fecharia a noite, “Temple of the King”, com todo o publico presente, que era muito, a ajudar a cantar.

Apesar da grandiosidade dos Alcatrazz, é verdade que o público estava ali maioritariamente pelas Girlschool. As quatro senhoras subiram ao palco pelas 22h00 e logo se percebeu que a idade é somente um número, nada mais. Os mais pessimistas, que pudessem desconfiar da prestação da banda, tiveram de “enfiar a viola no saco”. Tomara muita jovem banda ter metade da atitude e da entrega com que as Girlschool presentearam o público que quase encheu o RCA. “Demolition Boys” e “C´mon Let´s Go” foram os primeiros temas da noite, demonstrando que as Girlschool não são de guardar os trunfos na manga para a parte final do concerto. Aliás, elas têm muitos, acumulados ao longo de mais de quatro décadas. A vocalista Kim aproveitou para afirmar que estava muito contente por estar de volta ao nosso país e lembrou a última visita com os Motorhead, banda muito querida e com enorme ligação à carreira das inglesas, não sendo por isso de estranhar que “Bomber” seja uma cover obrigatória nos seus concertos. Outra das covers da noite foi “Tush”, original dos ZZ Top que foi tocada de recurso, apenas com a guitarra de Jackie Chambers, já que a de Kim McAuliffe teve que receber um novo jogo de cordas repentinamente. O desfilar de clássicos continuou com a inevitável “Emergency”, que poderia ser o derradeiro tema, caso a banda não tivesse regressado para a última música da noite, “Screaming Blue Murder”.

Uma hora de concerto que serviu para matar saudades desta veterana banda, ou mesmo para assistir pela primeira vez. De uma forma ou de outra, quem esteve presente dificilmente esquecerá a magnifica atuação das Girlschool. Se a isto somarmos o concerto dos Alcatrazz, podemos afirmar que esta foi mais uma fantástica noite de heavy rock promovida pela Amazing Events. Uma palavra final para quem não pôde estar presente. Falamos dos Asmovel, que à última da hora tiveram de desmarcar a sua atuação.

(ver mais fotografias do evento, aqui)


Texto por António Rodrigues
Fotografia por Rita Almeida

Agradecimentos: Amazing Events