About Me

Dino Cazares discute a falta de enquadramento da sonoridade dos Fear Factory num género específico

Numa entrevista recente à Heavy New York, Dino Cazares, guitarrista dos Fear Factory, expressou o seu desapontamento pela falta de sucesso comercial da banda devido à sua recusa em aderir a um único subgénero musical. Cazares afirmou que embora a capacidade de se associarem com diversas bandas tenha sido vantajosa, a sua falta de compromisso com um género particular prejudicou-os a longo prazo. Segundo o músico, se tivessem abraçado o género nu metal, poderiam ter alcançado a mesma notoriedade de algumas das grandes bandas desse estilo. Ele explicou que, por vezes, sentiam-se "pesados demais" para os fãs de nu metal e, simultaneamente, "não suficientemente nu metal" para os fãs mais dedicados às sonoridades mais pesadas. Esta postura indefinida fez com que os Fear Factory ficassem num território intermédio, apesar de terem influenciado várias gerações de bandas. O músico disse o seguinte:

"O bom é que podíamos expandir-nos e tocar com várias bandas diferentes. Isso foi bom. Mas o mau é que nunca pertencemos a um único género... Se fizéssemos parte do género nu metal, talvez tivéssemos sido tão grandes como algumas daquelas bandas de nu metal. Às vezes, parecia quase que éramos demasiado pesados para os fãs de nu metal e depois talvez não suficientemente nu metal, mas talvez fôssemos demasiado nu metal para os fãs mais pesados. Portanto, não sei. Ficámos meio que no meio - éramos como uma cobra entre todas aquelas bandas e todos esses géneros diferentes. Portanto, estávamos ali, mesmo que o que criámos mais tarde - não apenas mais tarde - mas o que criámos ao longo dos anos foi algo que inspiraria todas aquelas bandas diferentes. Principalmente na música sincopada de bateria e guitarra e, obviamente, nos vocais que inspiraram todos esses tipos diferentes de géneros. Talvez alguns desses géneros nem saibam de onde veio, porque podem ter estado a ouvir Killswitch Engage, embora Killswitch Engage tenha sido muito inspirado pela fórmula das vozes de Fear Factory. Porque, por vezes, uma nova geração de fãs surge e um novo estilo de música emerge e as pessoas não conhecem realmente a história de onde tudo começou. Mas se retrocederes, algumas dessas coisas têm origem nos Fear Factory e depois passaram para bandas mais recentes, como Killswitch e All That Remains, e por aí fora; há milhões de bandas assim. Portanto, foi um pouco como o Pantera com o groove e depois os Fear Factory com as vozes."

"De certa forma, tínhamos um pé na porta de todos esses géneros diferentes, e de certa forma senti quase que nos prejudicou porque não éramos apenas uma coisa. Porque agora há um ressurgimento do death metal, um ressurgimento do nu metal, mas não há um ressurgimento do tipo de metal que nós fazemos. Portanto, é estranho que não façamos parte do ressurgimento do death metal ou nu metal porque não éramos apenas esses tipos de coisas... Estou apenas a dizer que fizemos parte de tudo de certa forma - como disse, tínhamos um pé na porta de todos esses géneros diferentes, mas não nos encaixávamos particularmente num género. E isso, para mim, poderia ter sido parte da razão pela qual não fazemos parte do ressurgimento de certos géneros."

Por: Mário Santos Rodrigues - 28 agosto 23