About Me

Reportagem: Mordaça, Neighborz, Take Back e Ready Set Murder @ Hollywood Spot, Feijó – 17.09.2023


Podemos afirmar que esta segunde edição do Believe Hardcore Fest tinha contas a ajustar. Refiro-me evidentemente aos Mordaça que, por motivos de saúde de um dos seus elementos, se viram forçados a cancelar a sua participação na anterior edição. Desta vez não houve surpresas desse tipo, as que existiram foram das boas, como a atuação dos Ready Set Murder, jovem banda da margem sul que foi convidada a dar aqui o seu segundo concerto.

Apesar de serem uma banda recente, nenhum dos elementos se mostrou intimidado em cima do palco. Os Ready Set Murder aproveitaram esta oportunidade para tocarem cerca de sete temas, muitos dos quais vão certamente fazer parte do álbum de estreia que, segundo conseguimos apurar estará para breve. Apesar de serem a primeira banda a atuar e o público parecer estar ainda pouco solto, deram um bom concerto, acendendo o rastilho para o que aí vinha.


Embora não sendo nenhuns veteranos, os Take Back também já não são propriamente uns estreantes nestas andanças. Provenientes de São João da Madeira, a banda presenteou o público com trinta e cinco minutos de música extrema, apoiado basicamente no seu álbum de 2021, Empire of Dust. A faixa homónima desse trabalho foi mesmo a escolhida para ser dedicada a todos aqueles que lutam pelo hardcore nacional. Com umas guitarras que não se ficam apenas pelo ritmo, os Take Back deram um concerto sólido, tentando sempre trazer o público para mais perto do palco.

Os Neighborz estão a atravessar um bom momento. Convidados para eventos com uma regularidade assinalável, a banda lisboeta sabe aproveitar as oportunidades que lhe são dadas, proporcionando concertos onde a energia é algo que não falta em cima do palco pois eles sabem que ela facilmente contagia a assistência. O E.P. deste ano – Lost Feathers -, parece ter ainda muito sumo para dar e a banda continua a espremê-lo nos seus concertos. “Three Times Six” e “Never Stop Believing” são um exemplo disso mesmo, sendo que esta última é normalmente usada para uma dedicatória muito especial. Foi durante a atuação dos Neighborz que o público pareceu despertar. A já referida energia que a banda transmite não é indiferente a isso.

Como que apostada em compensar a ausência do passado ano, os Mordaça ofereceram a todos os presentes uma atuação de quarenta minutos com hardcore pujante, com selo de garantia de Linda-a-Velha. Cantando sempre em bom português, a banda tocou na integra o seu último trabalho, Caminhos Obscuros, incluindo a cover dos Makacongs 2099, “Mundo Adversário”. É claro que temas como “Síndrome do Comodismo”, “Brinca Brincando” e “Demência” não poderiam faltar. O ambiente na sala era agora de pura loucura e era difícil descortinar alguém que não se estivesse a mexer ao som dos Mordaça. Para encerrar esta tarde de música a banda recuou dezanove anos, basicamente às suas origens para nos trazer o primeiro tema que compuseram: “Tiro Pela Culatra” para terminar em grande estilo.

Tem pernas para andar este Believe Hardcore Fest. Se já no passado ano tínhamos ficado com essa sensação, na edição deste ano tivemos a confirmação. O facto de ser organizado com tanta dedicação pela mão da Believe Hardcore é logo meio caminho andado para o sucesso. Um verdadeiro tributo ao hardcore nacional.


Texto por António Rodrigues
Fotografias por André Azevedo
Agradecimentos: Hollywood Spot - Estrelas do Feijó