About Me

Decayed/Velório - “The Devil Made Us Do It” Review


2023 tem sido um ano bastante prolífero para os veteranos do underground nacional Decayed, sendo que já lá vão um álbum ao vivo, um álbum de originais (apesar dos ditos originais terem sido gravados em 2008) e a participação noutro split que não este. E são eles que ocupam a primeira metade deste curto, mas conciso, split de 17 minutos com os Velório, o qual, após uma pequena e praticamente dispensável intro, puxam o ouvinte para o seu já bem conhecido black metal à anos 80, com muitas influências de Thrash e de Rock. São apenas dois temas: “Chapel of Sin” e “The Sons of Lir”, os quais podem não representar o que os Decayed conseguem fazer em topo de forma, mas que dão um excelente exemplo da força desta banda e da sua capacidade de continuar a escrever temas potentes e cativantes ao fim de mais de 30 anos de existência e com tanto, tanto, mas tanto material lançado ao longo dos anos.

Só é pena acabar tão rápido, mas também, com toda a atividade de estúdio que os Decayed têm tido não só este ano, mas nos últimos 3-4 anos, já nos podemos dar por contentes em ter aqui duas novas músicas da banda.

Seguimos então para os Velório, os quais também já têm alguns aninhos de existência, mas, ao contrário do vasto catálogo dos Decayed, este projeto individual de Angel-0 (dos Death Fest e Lost Kingdom), tem apenas dois splits e a participação numa compilação desde a sua incepção em 2010, por isso, este “The Devil Made Us Do It” há de servir como o cartão de apresentação da banda para muita gente. 

E que pode ser dito dos três temas que os Velório oferecem neste disco? Após um muito curto instrumental orquestral chamado “The Fiery Angel” que prepara o ouvinte para algo mais “moderno” ou até mesmo sinfónico, somos brindados com mais Black Metal old school. Desta vez, não da mesma onda que os Decayed, mas sim da onda da Escandinávia nos anos 90. “Blood in Flames” é um tema que parece ter sido escrito nessa altura e nessa zona, trazendo em si todos os elementos já bem conhecidos da arte: blast beats e tremolo pickings como se não houvesse amanhã e uma atmosfera gélida que envolve toda a velocidade e ferocidade do tema. Sem dúvida um bom tributo ao Black Metal Norueguês, que nos deixa a deduzir que o próximo e último tema do split “Lightened By Darkness Shadow” siga a mesma fórmula, no entanto, os Velório conseguem surpreender e, àquilo que já foi mencionado de “Blood in Flames” são acrescentadas secções muito mais dinâmicas na música, com uma maior diversidade de riffs e umas incursões a mid-tempo que abrandam um pouco a coisa, dando um final bastante inovador para um split que, fora este último tema, é uma colectânea de Black Metal puro, cru e bastante tradicionalista.

O ser curto só facilita a disponibilidade para qualquer fã destas duas tendências mais clássicas de Black Metal poderem dar uma audição a este “The Devil Made Us Do It”, que também pode ser visto como uma breve incursão às raízes do Black Metal. 

Nota: 8/10

Review por Tiago Neves