About Me

Before the Dawn - "Rise of the Phoenix" Review

Cerca de um ano depois do bem recebido “Deathstar Rising”, os Before the Dawn já estão de volta com novo álbum. Até parece que foi ontem que estava a escrever a review a “Deathstar Rising”, um álbum que apesar de um pouco repetitivo e de certa forma previsível foi bem conseguido pela banda, muito devido aqueles toques góticos/melancólicos que conseguiram dinamizar e tornar algo próprio o death metal melódico doss finlandeses.

Comparações com o álbum de 2011 serão portanto inevitáveis, e a questão que se levantava aquando deste lançamento, para muitos poderia ser se os Before the Dawn,com apenas um ano de intervalo, conseguiriam preparar um novo álbum que fosse um digno sucessor de “Deathstar Rising”. Ora, e até que ponto “Rise of the Phoenix” trás realmente algo de novo ao som dos Before the Dawn ou ao género? Sinceramente, relativamente nada.

O death metal melódico parece cada vez mais gasto, e se no álbum anterior dos Before the Dawn o que mais me despertou interesse foi exactamente aquele lado gótico e melancólico, assim como os vocais limpos, este novo “Rise of the Phoenix” destaca-se por conter apenas vocal gutural. Nada de novo.

A sonoridade do álbum anterior dava um cunho mais próprio ao som da banda, que pratica um género actualmente um bocado estagnado. Mas esta “nova” abordagem pode até agradar a muita gente, sobretudo aos fãs mais acérrimos do death metal melódico. Ainda assim o álbum tem excelentes músicas como por exemplo “Phoenix Rising” ou “Pitch Black Universe”. Simplesmente perderam um pouco em comparação com o disco anterior, passando a ser apenas mais uma banda de death metal melódico.

Por um lado percebe-se que a banda não quis repetir a fórmula de “Deathstar Rising”, e isso talvez seja bom por não quererem estagnar na sua sonoridade, mas isto vira-se contra a própria banda, já que o este novo álbum trás não é nada de novo no género. Pelo contrário, é apenas mais um álbum com as características que são reconhecidas ao género.

Se procuram música desafiante ou inovação dentro do death metal melódico, “Rise of the Phoenix” não é um disco para vocês. Mas se simplesmente procurarem um álbum do género que vá de encontro com as suas características e com uma excelente produção, então será um álbum que merecerá a vossa atenção. Um álbum para ouvir e disfrutar algumas vezes, mas não mais que isso.

Nota: 7.2/10


Review por Pedro Reis