About Me

Mnemic - "Mnemesis" Review

É certo e sabido que todas as bandas possuem momentos baixos nas suas carreiras. O mesmo aconteceu aos Mnemic que após uma mudança no line-up da banda após o segundo álbum trouxe apenas dois álbuns de carácter mediano e pouco impressionante. Contudo isso agora são águas passadas, pois com “Mnemesis” a banda traz-nos um registo que mostra um regresso à forma e uns Mnemic com um novo fulgor.

Esta nova energia da banda é visível de imediato nos primeiros acordes de “Transcend”, um tema poderoso, com uma densidade e com um trabalho vocal extremamente bem colocados. Temas como “Valves” e “Junkies on Storm” mostram que apesar da banda piscar o olho a sonoridades como a dos Fear Factory e dos Meshuggah, demonstra um cunho bastante pessoal sabendo miscigenar uma boa dose de melodia ao melhor da sua agressividade. Em “I’ve Been You”, temos uma daquelas faixas que atestam per se a qualidade deste registo, com riffs poderosos e viciantes que arrastam o ouvinte para um turbilhão sonoro, proporcionando-lhe uma deliciosa mistura de sensações. “There’s No Tomorrow” é um tema que se destaca pela sua faceta mais introspectiva, mas não menos poderosa, sendo uma faixa que cresce no ouvinte a cada audição. A ênfase dada no groove dos temas deste álbum é destilada a nível quase cirúrgico, contudo sem soar demasiado forçado, coisa que se pode comprovar em temas como “Haven at the End of the World” e “Blue Desert in a Black Hole”, que apesar do seu dualismo surgem fluídos e dinâmicos.

Um dos pontos fortes deste registo é a sua envolvência e a forma como os temas geram uma aura que faz com que o ouvinte vá querendo repetir com mais audições “Mnemesis” sem este se tornar enfadonho. Outra característica de “Mnemesis” é talvez a sua coesão aliada á sua versatilidade, pois apesar de os temas seguirem uma linha comum, estes são variados e bastante dinâmicos.

Em suma os Mnemic marcam com este registo uma afirmação, a de que estão aqui para ficar e para continuar a surpreender, esperemos que como o mesmo nível de empenho e qualidade.

Nota: 8.3/10

Review por Ruben Mineiro