About Me

Evocation - "Illusions Of Grandeur" review


Sendo o death metal sueco, um cenário de profunda adoração por parte dos fãs de metal em geral, os Evocation tem em mãos um desafio colossal que consiste em dar provas a essa mesma massa de fãs. A boa notícia é que estes suecos têm estado á altura desse desafio, desde de 2006 até ao seu já quarto registo de originais.

“Illusions Of Grandeur” é mais um passo na demanda para unir o melhor do death metal do seu país, juntando de forma eficaz o peso e o groove de bandas como Carnage e Entombed com um toque de melodia típico de At The Gates e, neste registo em particular, Amon Amarth.

A abrir as hostilidades temos a faixa título que explode com riffs cortantes e rasgados que são rematados com uma linha vocal que se assemelha á de Tompa dos At The Gates em certos momentos. Segue-se “Well Of Despair” um tema repleto de groove e brutalidade, marcado por um desfilar de riffs que fazem as delícias dos fãs deste tipo de sonoridade.

Como se este início não convencesse a banda bombardeia-nos ainda com autênticos colossos sonoros ao longo deste registo. Temas como “Divide and Conquer”, “Perception Of Reality” e “The Seven Faces Of God” são exemplos perfeitos que demonstram que este registo oferece todas as qualidades que um álbum de death metal sueco típico deve oferecer, peso, groove e melodias que remetem para uma forma tortuosa de serenidade envolta no turbilhão de caos sonoro criado por este colectivo sueco.

Já na recta final de “Illusions Of Grandeur” no tema “Into Submission” Joan Hegg dos Amon Amarth empresta o seu poderio vocal a esta faixa, juntando-se assim a Anders Bjorler e Dan Swano que já colaboraram com os Evocation no passado.

Apesar de gerar saldo positivo este registo peca por uma latente falta de originalidade, que felizmente não diluiu a sua qualidade mas que é algo a ter em conta. Ainda assim os Evocation deixam uma certeza, a de que estes suecos estão prontos para continuar a carregar o testemunho que os seus compatriotas forjaram de forma mais que digna.

Nota: 8/10

Review por Ruben Mineiro