About Me

Between The Buried And Me - "The Parallax II: Future Sequence" Review


"The Parallax II: Future Sequence" é, sem dúvida, um dos melhores álbuns de 2012! Iniciei esta review propositadamente por uma frase que normalmente deveria estar no final, para que a mesma prenda de imediato o leitor, porque o novo álbum desta grande banda, urge em ser alvo de atenção por parte de qualquer ouvinte de música extrema e progressiva.

Quem já conhece os três discos anteriores do quinteto norte-americano, "Colours", "The Great Misdirect" e "Alaska", já tem uma ideia do que vai encontrar no recém-lançado CD, mas o novo álbum dos Between The Buried And Me eleva o que já foi feito pela banda no passado, a níveis ímpares em termos de performance e composição.

A banda mistura imensas influências musicais e géneros (dentro do metal e mesmo fora) na sua música de um modo que resulta incrivelmente bem, tudo encaixa na perfeição. Há aqui death metal, rock/metal progressivo, hardcore (neste álbum este elemento está mais diluído),rock alternativo, etc...

Em termos de semelhanças a outras bandas é injusto referir nomes devido à singularidade atingida pela banda, mas no novo álbum é inevitável referir Dream Theater como uma influência, resultado de várias passagens que evocam a banda de John Petrucci e companhia.

Tal como os Dream Theater, os Between The Buried And Me são um grupo músicos de excepção. A parelha de guitarristas Paul Waggoner, Dustie Waring, têm neste álbum uma performance cheia de técnica, virtuosismo e criatividade e o baterista Blake Richardson fez um trabalho surreal, capaz de fazer corar o ex-baterista de Dream Theater, Mike Portnoy. Tommy Rogers tem neste disco a sua prestação mais versátil de sempre, onde faz um uso maior de vocalizações limpas.

Este é um álbum que merece ser ouvido por inteiro e imensas vezes, não há aqui temas apenas bons, todos são capítulos importantes desta obra fantástica, que tem como nome "The Parallax II: Future Sequence". Numa palavra, genial!

Nota: 9.5/10

Review por Mário Santos Rodrigues