About Me

Iron Curtain - "Road to Hell" Review


Destruição, poeira, guerra e uma história à qual o nome Iron Curtain não será alheio. É neste território temático que os espanhóis assentam o seu Speed e Heavy Metal banhado a aço, ganga e cabedal, à boa moda da saudosa e saudada velha guarda. Como se sabe, o revivalismo anda por aí há muito tempo, mas nem sempre as influências resultam num bom produto final, o que não é o caso deste quarteto que assina em 2012 o seu primeiro álbum de originais, o vertiginoso «Road To Hell», depois de se terem juntado em 2007 com a finalidade de pôr muitos headbangers a fazer jus ao seu desporto predilecto.

O registo foi disponibilizado, em primeira instância, em vinil com a faixa bónus «Pacto con el Metal», e mais tarde em CD, com a cover de Girlschool «Hit & Run». Tirando essas pequenas surpresas, a base do disco são oito temas que totalizam trinta minutos de prego a fundo e de uma incessante cavalgada por entre tudo aquilo que bandas como Iron Angel, Helloween (fase «Walls of Jericho»), Motorhead ou Running Wild celebrizaram. Por esta altura, o leitor deve estar a pensar “Mas este tipo está a misturar Iron Curtain com nomes míticos e imortais da história metálica?”, e eu responderei que não. As festividades destes dias, não me deixaram nesse estado. Entendam isto simplesmente como as influências que fazem a máquina espanhola carburar a um nível muito digno e meritoso, e até para perceberem de que tipo de material é feito «Road to Hell». Certamente servirá de termómetro e chamariz (ou não).

A produção, os riffs capazes de derreter ferro e os solos faiscantes, não deixam margem para uma discussão muito alongada: copo de cerveja no ar, sem estragar, e abanar a cabeça até à exaustão, é a proposta apresentada pelos Iron Curtain – que utilizam do inglês para dar voz aos temas. Seria curioso perceber o rescaldo de um concerto do lado de cá da fronteira.

Nota: 7.2/10

Review por Carlos Fonte