About Me

The Flight Of Sleipnir - "Ascension" Review


Não se pense que "Ascension" é o quarto álbum de originais do duo norte-americano de doom metal. Trata-se de uma compilação de uma demo, "Wisdom Calls For Sacrifice" de 2008 (sem a cover "Echos" dos Pink Floyd) e do EP "Winter Solstice" de 2009, com mais dois temas que nunca antes tinham sido lançados, uma cover dos Pentagram e uma versão ao vivo da "Algiz". Tratando-se uma edição especial e limitada a mil cópias, lançada em digibook A5 no formato CD e também em vinil, pode-se pensar que é a velha táctica de fazer render o peixe, para sacar mais uns trocos aos fãs. No entanto há aqui matéria para que valha a pena o investimento.

Com as primeiras três faixas, ficamos com uma ideia do som da banda nos primórdios, da sua abordagem muito simples e primitiva ao doom metal, com uns ligeiros toques de folk, aqui e ali. Com a já mencionada cover dos Pentagram, temos mais um motivo de interesse, conseguindo capturar o espírito do original, aquela ambiência anos sessenta, meio esquisita devido às drogas que se ingeriu depois do almoço.

Da quinta à oitava faixa temos o EP "Winter Solstice" que goza de uma qualidade sonora superior, mas mesmo assim primitiva, embora as músicas apresentem realmente uma certa ambiência mais stoner do que as anteriores, mesmo assim, a costela doom meio experimental continua bem presente - ouvir a acústica "Let Us Drink Till We Die", com um fantástico espírito folk. A força reside destas músicas reside que as mesmas têm todo o espírito doom (e até um certo espírito progressivo) e a sua duração não passa dos cinco minutos e meio.

A terminar temos o épico "Algiz" ao vivo, numa versão ligeiramente diferente da do álbum, sendo surpreendente a qualidade desta gravação, já que há sempre a tentação para colocar nestas ocasiões faixas ao vivo gravadas mal e javardamente, apenas para fazer número. Também serve como curiosidade para aqueles que pensavam que a banda, sendo um duo, não dava concertos, mas com a ajuda de músicos de sessão, o resultado é fantástico, como se pode comprovar nestes catorze minutos, que voam num instante.

Uma compilação limitada mas que decerto, todos os fãs da banda vão querer agarrar, mostrando parte do passado dos "The Flight Of Sleipnir", que é daqueles que vale apena guardar em casa, em vinil ou em digibook.

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira