About Me

AntropormophiA - "Evangelivm Nekromantia" Review


Pouca gente deve conhecer esta banda de death metal holandesa. Formada nos finais dos anos 80 do século passado, influenciados por bandas como Celtic Frost e Bathory, os AntropormophiA lançaram algumas demos que provocaram alguma atenção junto do underground europeu durante a década seguinte, até decidirem cessar funções em 1999 sem terem lançado qualquer disco de originais. É durante 2009 que os membros originais F (vocalista / guitarra), M (bateria) e S (baixo) decidem colocar a banda novamente no activo e que lançam agora “Evangelivm Nekromantia”, um disco de death metal para aqueles que nem tudo são blastbeats e velocidade insana.

“Evangelivm Nekromantia” é uma coleção de nove temas, inspirados em temas como a morte, necrofilia e temas semelhantes. É death metal obcuro e compassado que AntropormophiA nos apresentam neste disco e a verdade é que, apesar de não apresentarem nada de novo, não deixa de ser um disco com interesse. Guitarras afinadas uns tons abaixo, bateria a meio gás mas com algumas variações mais rápidas e vocalizações habituais para este tipo de música fazem de “Evangelivm Nekromantia” um disco forte e implacável.

“Nekrophilian Mass” e “The Mourned and the Macabre” rebentam com estrondo no nosso cérebro, mostrando que os AntropormophiA não brincam em serviço e pretendem arrasar o mais que puderem. A destruição continua num disco com algumas surpresas “Anointment by Sin” é excelente e “Fleisch” faz lembrar os geniais mais infelizmente já extintos Gorefest. A destruição termina com “Evangelivm Nekromantia”, peça instrumental calma, como que a aliviar a dor dos temas anteriores.

A Holanda é um país que, mesmo não pertencendo à primeira liga no que ao death metal diz respeito, já produziu bandas importantes e de referência, como os já mencionados Gorefest, Pestilence, God Dethroned ou mais recentemente os Hail of Bullets. Estes AntropormophiA, apesar de ser pouco conhecidos conseguiram lançar um disco que poderá colocar a banda no mapa do metal europeu. A qualidade está lá, basta ter continuidade. 

Nota: 8.1 / 10

Review por João Nascimento