About Me

Fragments Of Unbecoming - "The Art Of Coming Apart" Review


Com o tema título que inicia o álbum, fica-se logo com a ideia de que estamos na presença de mais uma banda de death metal sueco e em termos sonoros é mesmo isso que temos. Death metal sueco. Não tanto como os Grave ou os Dismember fazem ou faziam, mas numa onda mais melódica, próximo do início de carreira de uns At The Gates, Dark Tranquility, The Crown (quando ainda eram Crown Of Thorns). No entantom, os Fragments Of Unbecoming, para quem não os conhece embora já que este é o seu quarto álbum, não são suecos e sim alemães. O que é uma surpresa, já que soam mais suecos que muitos suecos hoje em dia.

O que temos aqui então é death metal sueco, levemente melódico mas com muita pujança e alguma variedade - a instrumental acústica "Sundown" quase a meio do disco é um bom indicador disso mesmo. No entanto, a variedade não se limita a uma música. O risco de álbuns de death metal soarem unidimensionais é enorme e a melodia presente nalguns leads e solos são o combustível necessário para que isso não aconteça de forma alguma.

Com mais de uma década de carreira, não deixa de ser surpreendente como é que estes alemães conseguiram passar despercebidos de grande parte dos apreciadores deste género. Há aqui argumentos, não digo para subir à primeira divisão do género, mas pelo menos para começarem a olhar para eles - nem sequer com outros olhos - apenas para começarem a olhar para o trabalho deles. Faixas como a "Hours Of Suffering", "A Silence Dressed In Black" e "Seasons Of Tranquility" sem dúvida que merecem ser ouvidas muitas vezes no futuro.

 

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira