About Me

Chaos Echoes - "Tone Of Things To Come" Review


Estreia dos franceses Chaos Echoes, com este EP "Tone Of Things To Come" que tem mais ar de álbum do que propriamente de EP. Com "R I S E", começa uma viagem ao lado negro do doom, lado claustrofóbico e intenso, pesado e até mesmo com um ritmo acima da média. Depois de um interlúdio esquisito na forma de "Interzone I", chega "The Innermost Dephts Of Knowledge", que pega na intensidade claustrofóbica (e é um adjectivo que vou usar bastantes vezes nesta review) do interlúdio e o eleva uns pontos mais acima com mestria. A música chega a meio e torna-se quase insuportável, de uma forma quase positiva - para quem gosta de passar por este tipo de provações.

"Interzone II" é o segundo interlúdio e não melhora na esquisitice, sendo ideal para banda sonora de filme terror europeu dos anos setenta. "Black Mantra" é mais mexida, depois do seu início compassado, e dá uso sem tréguas do peso e velocidade demonstrada na primeira faixa, acabando também por usar cadências mais tipicamente doom - e as dissonâncias nesses momentos fazem lembrar alguns momentos dos Deathspell Omega. É uma das melhores, no que à dinâmica diz respeito, deste lançamento, a par da faixa final "Weather The Storm", que é um hino ao experimentalismo, com diversas nuances e muito psicodelismo.

Para primeiro lançamento, os Chaos Echoes deixam espaço para alguma curiosidade em relação ao primeiro álbum, sendo um bom cartão de apresentação, ou pelo menos acima da média, porque não se fica bem com ideia das reais capacidades da banda mas consegue-se apreciar o lançamento por aquilo que é: quase quarenta minutos de doom enegrecido, com toques de death metal ocultista e muito experimentalismo à mistura. Seja o que for, resulta.
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira