About Me

Ken Mode - "Entrench" Review


Há coisas que ultrapassam os géneros musicais. Embora estes funcionem como uma guia fundamental para a descoberta de novas bandas, por vezes não se perde nada em desbravar novos territórios em busca de outras experiências sonoras. E mesmo para quem nunca foi à baila com o chamado metalcore e suas derivações, tem nos Ken Mode um ponto obrigatório a explorar.

Entrench marca o 5º lançamento discográfico da banda de Winnipeg, Canadá, e acima de tudo o que os Ken Mode nos oferecem é uma experiência de uma intensidade avassaladora. Ouvir Entrench é estar entrincheirado na mais sangrenta das batalhas do submundo urbanas de uma qualquer metrópole, onde a raiva, o ódio e a violência são o ex-líbris emocional de uma geração perdida que contrasta com a frieza capitalista do mundo de cima.

Logo a abrir, Counter Culture Complex injecta-nos desde logo uma descarga de adrenalina dilacerante, mas que curiosamente permite também apreciar o lado mais directo dos Ken Mode, com aquilo que mais próximo estará de um refrão orelhudo. A partir daí deixam-se de falinhas mansas, e sem piedade Jesse Matthewson e Andrew LaCour lá vão debitando o que lhes vai na alma, e que alma, com uma energia de uma banda que parece estar a dar os primeiros passos, com a experiência dos quatro discos anteriores que os Ken Mode já levam na bagagem. Sem recorrer aos clichês e estruturas mais convencionais do metalcore, lá vão desfilando riff atrás de riff, descarga atrás de descarga, sempre com aquele peso apocalíptico do sludge. Pelo meio lá temos Romeo Must Never Know, um tema aparentemente mais sereno e atmosférico, que permite relaxar um pouco, e preparar a mente para mais uma investida avassaladora da excelente tríade Secret Vasectomy, Firgure Your Life Out e Daeodon.

É inegável que existe uma influência muito vincada de bandas como Converge, Botch, e de certa forma até mesmo Neurosis no seu brilhante Times of Grace, mas os Ken Mode conseguem ainda assim impor o seu cunho pessoal e criar um disco que no futuro poderá ser reverenciado da mesma maneira que Jane Doe ou We Are The Romans hoje o são. Cá estaremos para ver, para já Entrench vai tocando até absorver a ultima gota de raiva contida após um dia de cão.

Nota: 9/10

Review por António Salazar Antunes