About Me

Unreal Overflows - "False Welfare" Review


Os Unreal Overflows são uma banda espanhola formada em 2001 e "False Welfare", editado no final de 2012, é o seu segundo álbum, sucessor de "Architecture of Incomprehension" de 2006.

Quando se fala em metal do nosso país vizinho provavelmente muitos de nós pensamos logo em heavy/power metal com letras em espanhol. Dificilmente pensamos em death metal técnico mas é esse género que os Unreal Overflows praticam, o que já por si só surpreende, e ainda mais surpreendente é a mestria com que este quarteto toca a sua música. O melhor é ouvirem e comprovarem por vocês próprios.

O início do álbum é excelente, com três grandes faixas que representam da melhor forma a sonoridade que podemos encontrar no resto do trabalho: "Rotten Mentality", "When Time is Up" e "Without Secrets". Desde o princípio do disco que, entre outras influências de death metal técnico dos anos 90, percebemos a enorme ascendência que os Death têm na sonoridade dos Unreal Overflows, o que não é negativo porque não é uma cópia e quem gostar da banda do mítico Chuck Shuldiner, provavelmente vai gostar de ouvir este disco. Durante o álbum também podemos ouvir algumas passagens à Meshuggah, sonoridade tão em voga hoje em dia. Mas é só de vez em quando, encaixa bem na sonoridade dos espanhóis e não enjoa.

Apesar dos Unreal Overflows não terem feito propriamente um álbum revolucionário, dá gosto ouvir música tão bem composta e tocada, como a que podemos encontrar durante estes cerca de trinta e sete minutos. É death metal mas tem alguma melodia, é bastante técnico mas ao mesmo tempo bem estruturado. É um óptimo disco de uma banda cuja qualidade não se coaduna com os menos de 500 gostos que tem na sua página de facebook.

Nota: 8.4/10

Review por Mário Santos Rodrigues