About Me

Iced Earth - "Live in Ancient Kourion" Review


Agora que quase 2 anos se passaram desde que Stu Block assumiu o papel de vocalista dos Iced Earth, segue-se então a sua respectiva apresentação ao vivo através de Live in Ancient Kourion, registado no anfiteatro com o mesmo nome em Limassol no Chipre. Um registo que irá permitir aos inúmeros fãs por tudo o mundo que, por uma ou outra razão, não podem comparecer aos concertos do colectivo, avaliar por eles próprios como o vocalista se safa nestas andanças.

Uma experiência bastante interessante, mas algo insólita, pois segundo palavras do próprio Jon Schaffer, a escolha desta construção milenar apresentou uma multitude de problemas que iam desde a falta de acesso à electricidade, até ao calor tórrido da ilha mediterrânica. Mas já se sabe o quão obstinado é o músico norte-americano, e o concerto lá ocorreu mesmo, envolto em registos físicos de história antiga, bem apropriado à banda em questão.

Mas vamos ao que interessa. Live in Ancient Kourion contém 2 discos, perfazendo um total de 2 horas e 23 minutos de heavy metal, bem bom quando comparado com o anterior Festivals of the Wicked. Como seria de esperar Dystopia, o ultimo registo, leva a parcela maior com 6 temas, mas nenhum disco da banda foi deixado de parte. Aliás, não deve ser nada fácil já com 10 álbuns e inúmeros clássicos, escolher o setlist mesmo para um duplo disco, ainda para mais quando infelizmente temos que levar com alguns temas da esquecível experiência que foram as obras conceptuais anteriores a Dystopia.

Ainda assim um bom equilíbrio entre passado e presente, com o já velhinho homónimo primeiro álbum e Night of the Stormrider a continuarem bem representados com 2 e 3 temas respectivamente. Porventura sentir-se-á a falta de um A Question of Heaven, Travel in Stygian ou Burnt Offerings, mas em contrapartida temos Dracula, Angel’s Holocaust, Melancholy e o grande tema dos Iced Earth o fantástico Dante’s Inferno, tocado na sua íntegra (com alguns solos um pouco alterados diga-se). 

A banda essa continua em excelente forma, e Stu faz o melhor que pode para emular os seus antecessores ao microfone, dando uma no cravo e outra na ferradura. O que não lhe falta em pujança falta-lhe em direcção. Sublime nas baladas por exemplo, mas pouco natural nas mudanças abruptas de registos, especialmente quando estes envolvem oitavas (o refrão da Wolf chega a ser constrangedor), enquanto debita a cartilha Barlowesca entre os temas, de forma a incentivar o público, já de si bem entusiasmado.

Com um som bem potente, Live in Ancient Kourion afirma-se com um registo ao vivo bem mais do que satisfatório dos Iced Earth, não será Alive in Athens, mas esse comporta padrões praticamente insuperáveis hoje em dia, mas que naturalmente irá ser sempre o grande ponto de referência na altura de um disco ao vivo da banda de Jon Schaffer. 

Nota: 7.8/10

Review por António Salazar Antunes