About Me

Ecnephias - " Necrogod" Review


O quarto álbum dos italianos Ecnephias inicia-se com uma intro de grande ambiente chamada "Syrian Desert" que faz prever uma brutalidade extrema de metal misturada com world music. Quando a linha melódica de guitarra de "The Temple Of Baal-Seth" se faz ouvir, é impossível não se ficar algo desiludido, de uma tal forma que até nem se consegue dar valor à faixa, portadora de uma sensibilidade melódioca rara, juntando vozes guturais e soturnas típicas de death/doom metal, com um instrumental mais próximo do gothic metal.

Acaba por ser esta a fórmula que se repete ao longo do álbum,que embora traga músicas com apurado sentido melódico, fica sempre a sensação de que falta algum peso, principalmente com as vocalizações, que exigem que existam mais visceralidade nas linhas das guitarras. Apesar disto tudo e sendo um álbum conceptual sobre os mitos existentes na Mesopotâmia, Egipto, África, Índia e América do Sul antes do aparecimento do cristianismo, há uma grande riqueza cultural, que a música vai acompanhando em vários momentos - como na faixa título, na "Anubis (The Incense Of Twilight)" e "Leviathan (seas Of Fate)".

Há uma série de pormenores que este álbum tem e que acaba por crescer imenso no ouvinte, mesmo naqueles que podem ter ficado desiludidos com aquilo que a intro prometia e com aquilo que as faixas seguintes entregaram. A cada audição há novos detalhes a surgirem, inclusivé um refrão inteiramente cantado em português, na "The Temple Of Baal-Seth". De salientar a participação de Sakis dos Rotting Christ na musica "Voodoo (Daughter Of Idols)", banda a quem os Ecnephias se aproximam quer no som quer nos conceitos. Para ouvir com paciência.
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira