About Me

Lychgate - "Lychgate" Review


Mais uma banda de black metal do Reino Unido que se estreia com este álbum auto-intitulado. O black metal aqui contido é tudo menos convencional, tendo muito da sua atmosfera típica mas indo buscar muitos elementos ao death metal ocultista e mais experimental, sem esquecer algumas pitadas de doom. Com membros experientes no underground, onde quase todos tiveram experiências em one-man-bands, exceptuando-se Greg A. Chandler, vocalista, teclista e guitarrista dos Esoteric, que aqui dedica-se à voz e guitarras.

Em alguns momentos, a convencionalidade dá ar de sua graça como em "Against The Paradoxical Guild", mas até mesmo nesta música, os elementos sinfónicos e, porque não, avant-garde e atmosféricos, têm uma enorme importância marcando a posição de que a abordagem à audição deste disco terá de ser feita de maneira diferente do que àquilo que normalmente é exigido a um álbum de black metal, havendo até um certo factor nostálgico, criando as mesmas imagens que os projectos dos anos noventa criavam -  "In Self Ruin" e "Sceptre To Control The World" poderia estar no primeiro álbum dos Emperor.

Para os conhecedores dos projectos que fazem parte do passado dos membros da banda, como os Lunar Aurora, Omega Centauri e/ou Archaicus, faixas como "Triumphalism" não soarão totalmente estranhas, embora a já mencionada influência Emperor seja sempre preponderante. Um trabalho que recupera o bom nome no que diz respeito ao black metal sinfónico, não deixando de ser e mostrar muito mais do que o género engloba. Como curiosidade resta dizer que para quem pode achar o trabalho muito frio na sua produção - e quando digo frio refiro-me ao facto de poder soar pouco orgânico, muito digital - o mesmo foi produzido sem edição, isto é, foi tocado, sem copy/paste, sem truques de estúdio, o que só valoriza o que se ouve aqui. Excelente estreia.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira