About Me

Tungsten Axe - "Swedish Iron" Review


Quando aparece uma banda chamada de Machado de Tungsténio várias coisas ocorrem à cabeça de qualquer metaleiro que se preze: power metal manhoso. É mau ceder a preconceitos, mas com nomes como este, até nos sentimos obrigados a criar novos preconceitos, apenas para isto. No entanto e como para que haja uma crítica imparcial, temos que os limpar e atirar-nos de cabeça para este "Swedish Iron". Não é fácil, nada fácil, mas também ninguém disse que a vida de crítico musical assim o seria.

Ora, "Swedish Iron" é o primeiro álbum deste quarteto de heavy metal sueco que existe desde 2009, embora a capa remeta para uma demo de black metal finlandês do final dos anos oitenta. O principal será sempre a música por isso, sem mais demoras... a começar pela produção. Se a capa parece a de uma demo de uma banda de black metal finlandês do final dos anos oitenta, a produção parece ainda pior do que aquela que essa banda teria. Com mil machados de tungsténio, acho que as demos de bandas como Procyon ou Tarântula têm melhor som que isto. E são demos. Gravadas décadas atrás. A questão é que este álbum foi gravado ao vivo, tendo sido acrescentadas a voz, solos e efeitos de som, que felizmente são poucos

Há aqui uma ingenuidade gritante, na produção horrenda, nas ideias musicais bássicase infantis, na editora que apostou nisto. E custa deitar palavras tão duras em cima deste álbum, porque obviamente há aqui uma paixão inegável pelo som sagrado. Temos solos engraçados e não se pode dizer que a banda toque mal, mas a questão não é como eles tocam, é o que eles tocam. Não há talento (tanto por parte da banda como por parte de quem "produziu") mas há paixão. A culpa será mais de quem apostou neles, e não teve ouvidos para ver que esta banda não está pronta para um álbum de longa duração. Não há aqui nada que um verdadeiro fã de heavy metal aprecie, nem mesmo a nostalgia de um som podre. Sem dúvida, um martírio para os ouvidos.
 
Nota: 3/10

Review por Fernando Ferreira