About Me

Heaven Shall Burn - "Veto" Review


Falar de Heaven Shall Burn, é falar de um dos mais fortes nomes na mescla de metal e hardcore a nível europeu. A banda alemã, que é uma das mais veteranas no género neste lado do Atlântico, construiu uma sólida reputação ao longo de dezassete anos de carreira e já vai no seu sétimo álbum.

"Veto" é mais uma demonstração de qualidade e integridade artística por parte do quinteto, não apresentando grandes novidades e contendo os atributos que fazem os Heaven Shall Burn, serem uma banda bem aceite na comunidade metálica. O death metal melódico continua a ser um ingrediente importante na receita musical do grupo, assim como passagens de death metal mais bruto e os momentos mais thrashy também continuam presentes, bem como a energia e os breakdowns do hardcore. A banda mistura tudo isto com uma classe quase ímpar e de um modo muito próprio que a diferencia de outras no género. A sua sonoridade talvez seja demasiado dura para os seguidores do metalcore mais comercial, daquele ultra polido, melódico e com refrões com vocalizações limpas, que não encontram nada disto no grupo alemão e talvez ainda não tenha caído no goto dos mais acérrimos fãs de metal, por ser associada ao core, mas se for esse o caso, deverão deixar o preconceito de lado e apreciar a excelente proposta musical dos Heaven Shall Burn. "Veto" é um óptimo ponto de partida para conhecerem os Heaven Shall Burn e é garantidamente uma boa experiência auditiva.

A banda deixa nestes onze temas bem vincada a sua capacidade como compositores e interpretes sendo difícil apontar falhas, ou temas menos bem conseguidos. Ainda assim destacam-se músicas como "Die Stürme Rufen Dich", "Land of the Upright Ones", "Hunters Will Be Hunted" e a surpreendente cover de "Valhalla", clássico originalmente composto pelos Blind Guardian e que conta mesmo com a participação do vocalista Hansi Kürsch, o que demonstra de forma inequívoca, a aprovação por parte dos seus veteranos conterrâneos. Nós também aprovamos.

Nota: 8.4/10

Review por Mário Santos Rodrigues