About Me

Revocation - "Revocation" Review


Os Revocation tornaram-se rapidamente numa das grandes bandas de death metal norte-americana, conseguindo consolidar a cada lançamento (mesmo sem uma grande diferença em termos de sonoridade de álbum para álbum) uma ascensão cuidada mas decidida, isto após a existência por seis anos com o nome Cryptic Warning. Ora, ao quarto álbum a banda tem vindo não só a subir de popularidade mas também de qualidade, facto a que a Relapse, sempre atenta a estas coisas, não deixou escapar e assinou com eles para lançar o álbum auto-intitulado que analisamos aqui.

Apesar de não haver grandes mudanças o que é certo é que este álbum é das coisinhas mais viciantes que apareceram nos últimos anos. Não é necessário um som revolucionário para ter qualidade. Aliás, o som dos Revocation não é o que se pode chamar de old school, já que tem muitas características modernas seja na sua abordagem ao death metal mais técnico como ao thrash metal mais groove à lá Pantera. Isto tudo sem soar nem um pouco a metalcore, o que nos dias de hoje é um prodígio.

É um trabalho impressionante pela capacidade com que aliam a técnica à capacidade de fazerem verdadeiras músicas - o exemplo disso são malhas como a "Archfiend" ou a "Fracked" e até a instrumental "Spastic". Não deixa de ser um crime apenas sugerir algumas músicas quando o álbum está todo a um nível invejável. Como se não bastasse, a edição especial vem com a cover da "Dyers Eve", provavelmente uma das músicas mais exigentes dos Metallica, que sabe muito bem ouvir com uma produção arrasadora que é o caso deste álbum auto-intitulado. A propósito, costuma-se dizer que as bandas quando lançam um álbum auto-intitulado, é porque sentem que têm nas mãos material especial. É uma arma de um só tiro mas que aqui esse tiro foi bem empregue porque trata-se realmente de um álbum especial.
 

Nota: 9.5/10

Review por Fernando Ferreira