About Me

Soul Remnants - "Black and Blood" Review


Os Soul Remnants são oriundos de Littleton, Massachusetts e trazem-nos o seu segundo trabalho de originais. Sendo uma banda recente e em ascensão, confesso que me chegaram num perfeito estado de anonimato pelo que não tinha quaisquer expectativas quanto à sua musicalidade. Salienta-se que, para além dos dois longa duração editados não possuem mais nenhum registo em nome próprio, o que é invulgar para quem tem uma banda e quer levar o seu som mais além. Assim, entre um pretenso caminho de consolidação e a chegada ao importante nível de maturação, que permite a gravação de um primeiro disco, o que temos é um grande vazio. Mais, quando esse primeiro disco nos escapa e nos chega um segundo, obviamente que a vontade com que se encara uma banda nova é sempre questionável. Ora, este foi o meu ponto de partida para ouvir este “ Black and Blood”.

Aos primeiros acordes do tema “Chopwork II” apercebi-me que afinal talvez tivesse em mãos um diamante em bruto, confirmação esta que me foi dada pelas restantes músicas do álbum. Logo de início é projectada uma produção de grande qualidade que nos oferece uma clareza de todos os instrumentos envolvidos. Somos levados por um som pesado e esmagador, este Death Metal bruto não me deixou indiferente, muito bem executado, variado e com boas ideias melódicas para completar esta textura sonora. Há aqui qualquer coisa de Suffocation, Carcass, Deicide, Hypocrisy e até mesmo de uns Dark Tranquility para que tenham uma noção do que estou a falar e para vos situar em termos de influências, mas tudo muito bem diluído. Com certeza que estas são algumas das bandas admiradas pelos elementos dos Soul Remnants e que lhes permitem definir a sua identidade musical de forma exemplar e sem margem para dúvidas. E é isto mesmo que temos, uma banda musicalmente evoluída, a compor grandes temas, cada um dos quais muito bem conseguido. Por isso, estamos muito longe de estarmos a ouvir um álbum pobre ou monótono.

Surpreendente é um adjectivo justo para os Soul Remnants que merecem mais atenção e ainda maior curiosidade em torno da sua música visto terem potencial para crescerem ainda mais. Como nota complementar e de interesse geral, o vocalista Mitchell Fletcher, cuja prestação vocal é intocável, é marido de uma grande senhora que também anda a dar que falar nos meandros da música extrema. Estamos a falar da Mallika Sundaramurthy, vocalista dos Abnormality e dos Parasitic Extirpation.

Para terminar, lanço-vos este convite: procurem conhecer os Soul Remnants e estou certo que irão ficar entusiasmados com este “ Black and Blood”. É uma boa aposta!

Nota: 8.1 / 10

Review por Pedro Pedra