About Me

Degradead - "The Monster Within" Review


Os Degradead são uma banda de death metal melódico sueco que pertence à mesma geração de bandas do início do milénio muito influenciadas por Soilwork e In Flames (antes dos In Flames darem um pontapé na sua personalidade e enveredarem por qualquer coisa que já anda pelos meandros do nu metal); e este já é o quarto disco de originais dos Degradead, que segue muito as mesmas linhas estabelecidas no anterior “A World Destroyer”.

Portanto, o que esperar de “The Monster Within”? Melodeath. Melodeath do bom que nos mostra porque é que este subgénero tem resistido ao teste do tempo desde os anos 90? Também não, apenas death metal melódico em que todas as canções seguem a estrutura de partes rápidas e mais ou menos brutas alternadas com refrões mais brandos e com vocalizações limpas. Se bem que os temas até nem se ouvem mal, não são memoráveis nem catchy como bem tentam ser. O tema escolhido para videoclip “For Better Or Worse” dá uma boa imagem do conteúdo deste álbum. 

Há momentos em que os Degradead provam que até conseguem fazer coisas de interesse como em “The Dark Mind”, “Scars Of Misery” e no tema mais diferente de todo o disco “We’ll Meet Again”, o qual é uma balada, mas uma balada bem conseguida.

Para quem acha que já não se faz nada de interessante no que trata a death metal melódico escandinavo, “The Monster Within” não vai mudar isso; até é capaz de ter o efeito oposto. Como já disse, o disco até se ouve bem, mas no fundo acaba por ser mais do mesmo. 

Nota: 5.7/10

Review por Tiago Neves