About Me

Torchure - "Beyond The Veil" Review


Não se pode dizer que os Torchure sejam uma banda clássica do death metal mundial. Talvez, com simpatia, possamos dizer que se trata de uma banda clássica do death metal alemão. No entanto, com uma curta carreira discográfica, não deixaram de deixar um legado com valor, na forma de dois álbuns, “Beyond The Veil” e “The Essence”, editados em 1992 e 1993, respectivamente. Ora é precisamente sobre “Beyond The Veil” que nos vamos debruçar, que teve direito a uma reedição por parte da Vic Records com alguns extras – dois temas da demo de 1991, “Traces”.

Apesar da relevância do seu trabalho ou sequer desta reedição não ser por aí além, não deixa de ser um documento histórico e revelador do momento em que a Europa (além da Suécia) começava a responder à invasão death metal que vinha do outro lado do Oceano Atlântico. O seu death metal terá um apoio mais forte no doom do que propriamente no death metal brutal, com músicas mais compassadas apenas com ocasionais explosões. Sendo que maior parte das músicas são algo longas, também é necessário haver alguma variedade para que não se torne repetitivo ou aborrecido – não que isso ajude numa faixa como “Resort To Mortality”, com os seus onze minutos. Existe também algum experimentalismo ambiental, seja na intro “The veil Of Sanity” e no interlúdio “Mortal At Last” que também não acrescentam grande coisa ao álbum.

Numa altura onde tudo era novo e o death metal estava a capitalizar bem comercialmente (mesmo que a um nível undergound), este álbum até poderá ter tido um bom impacto no underground e sofrido apenas de uma distribuição deficiente e injusta perante o seu valor. O que é certo é que passados vinte e três anos, não se pode considerar que seja um tesouro guardado na gaveta esquecida da memória, não significando também que não tenha o seu valor. Justifica, para todos os nostálgicos, o trabalho da reedição, de um ponto de vista histórico, mas pouco mais que isso.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira