About Me

Expulsion - "Certain Corpses Never Decay" Review


Os Expulsion são uma banda de culto que se notabilizou principalmente por ter no seu alinhamento ex-membros dos Tiamat (Stefan Lagergren, na guitarra,tocou no Sumerian Cry e também nos Treblinka, banda pré-Tiamat e Anders Holmberg, no baixo e voz, tocou bateria também nos Treblinka como no álbum clássico dos Tiamat) e que lançaram dois álbuns não muito bem recebidos pelos fãs e totalmente ignorado pela crítica (ou talvez tenha sido ao contrário, ou ambos), acabando por encerrar actividades. A principal crítica apontada era a qualidade medíocre em relação às demos. Foi uma crítica constante, "as demos, as demos, as demos".

Bem, por falar em demos, aqui estão elas: "Cerebral Cessation" e "Veiled In The Mists Of Mystery" de ambas de 1989 com mais três temas bónus, um deles inédito, cujo nome serve como título a esta compilação. Sendo que este é o material apontado pelos fãs mais die hard como aquele que é o melhor de sempre, será que isso é um indicativo para que este lançamento seja imperdível e de uma qualidade inquestionável? Nem por isso. Aliás, muito longe disso. Tem o seu valor histórico, definitivamente, mas não há nada de extraordinário aqui que exija a compra imediata, a não ser para coleccionadores.

Apesar de todas as faixas terem sido restauradas e remasterizadas - não esqueçamos que foram registados em plena era analógica onde as demos tapes eram realmente gravadas em... tapes, e como tal sujeitas à dura e impiedosa acção do tempo - o som é fraco. Qualquer um deles, seja o da primeira demo como o da segunda - embora o da segunda acabe por ser mais eficaz. Sem qualidade de som e com os clichês todos, básicos, do death metal a serem usados, não existem muitas razões para excitações a não ser o tal facto coleccionador. Não quer isto dizer que houvesse a expectativa para ser algo revolucionário. Dentro da sua época, faz todo o sentido e tem toda a razão de existir. Nos dias de hoje é que nem por isso.

É como um qualquer remake de um filme que fica bem dizer que é uma porcaria e que o original é melhor, aquele com um certo espírito e ambiente, é certo, mas com limitações técnicas que fazem doer os olhos. Pegando no título da compilação... o que temos é exactamente o contrário, alguns cadávares cheiram mal, principalmente depois de desenterrados.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira