About Me

Iced Earth - "Plagues of Babylon" Review


Vamos ser justos, Jon Schaffer é um excelente músico! A mestria como ao longo destes anos criou riffs e malhas graças às suas seis cordas, deixou um legado que muitas bandas invejariam, graças a discos como "Night of the Stormrider" ou "Something Wicked this Way Comes", que irão sempre ficar nos anais da história do metal. Mas ninguém vive do passado e "Plagues of Babylon" é já um indicador algo alarmante sobre a longevidade dos Iced Earth.

Não que o álbum seja mau porque não é, mas mais uma vez os Iced Earth não passam da mediania, e já lá vão 13 anos desde que o colectivo lançou o seu ultimo grande disco, "Horror Show". Dissertar sobre "Plagues of Babylon" é quase sofrer um deja vu daquilo que foi "Dystopia", na medida em que os discos são algo análogos, mas neste caso com um ligeiro decréscimo de qualidade. Se por um lado temos bons temas como os incisivos "Culling e Cthulhu", ou a balada "Spirit of Times", por outro temos uns outros tantos, cujo único ponto de interesse acaba por ser a voz de Stu Block, aliás é importante referir que, se há razão para ouvir "Plagues of Babylon", é mesmo a excelente prestação do vocalista. Do talento já pouco ou nada havia a dizer contra desde os tempos de Into Eternity, mas agora Stu é um vocalista já com uma presença muito forte e cada vez mais seguro, capaz de ombrear com os fantasmas do passado. Curiosidade ainda para a cover "Highwayman", escrita originalmente por Willie Nelson, Johnny Cash, Waylon Jennings e Kris Kristofferson, e aqui vocalizada por Stu, Jon e os convidados Russell Allen (Symphony X), Michael Poulsen (Volbeat) e Hansi Kursch (Blind Guardian).

E no fundo é isto, longe vão os tempos em que ouvir um novo disco de Iced Earth era um momento esperado com bastante ansiedade, hoje em dia poucas são já as expectativas, e a atenção vai-se desgastando à medida que os minutos passam, até que "Plagues of Babylon" acabe por se mutar em música de fundo, salvo apenas pelos seus (poucos) bons momentos.

Nota: 7/10

Review por António Salazar Antunes