About Me

Daemonheim - "Tidian" Review


Duo de black metal alemão que se movimenta nos campos mais épicos do género e que chega agora ao seu terceiro álbum, este "Tidian", que tal como o anterior "Hexentanz", é um álbum conceptual sobre a terra natal do duo, Harz, na Alemanha. Sem sequer ouvir uma nota deste álbum, se calhar, olhando apenas para a capa, chega-se à conclusão de que se trata de black metal ortodoxo, sem grandes desvios das regras pelas quais se rege. Até pouco mais de metade de "Nachtflamme", até se pode ficar com essa ideia, mas os pormenores do final da faixa deixarão certamente confusos todos os preconceituosos e puristas.

Quando se lê no press release que, e passo a citar, "a música dos Daemonheim é a fusão do black metal alemão com death e elementos pagães e até géneros fora do metal", não é típico exagero de editora interessada em vender discos e por isso disposta a dizer as maiores barbaridades. Há realmente aqui muita variedade, muita mesmo. Pormenores de guitarra inesperados e até uma certa aura progressiva no final da já citada "Nachtflamme", enquanto na "Lindwurmjagd" e na faixa título, temos uma espécie de black metal à laia de Ancient Rites, e depois na "Harzblut" há todo um ambiente de folk que também resulta muito bem, sem esquecer o lado mais épico da "Totenkuss" e da "Nastrand", a primeira, com um teor mais experimental; a segunda, misturando o espírito mais agreste com um agradável sentido de melodia.

Só há a questão da produção que soando demasiado a produção caseira, acaba por trair os propósitos do projecto, onde pretende explorar uma maior ligação à natureza. Só no som de bateria, que parece muito pouco acústica, há uma enorme barreira. De resto, tirando este pormenor, mostra-se competente o suficiente para entreter todos os que tenham mente aberta para apreciar alguns desvios ao black metal mais hermético. É um bom álbum e uma banda capaz de surpreender pela dinâmica que consegue imprimir a um álbum onde quase todas as músicas são acima dos seis minutos.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira