About Me

Whitesnake - "Live in 1984 - Back To The Bone" Review



A Frontiers deita cá para fora álbuns ao vivo como outras editoras lançam álbuns de estúdio, ou então, o ritmo ainda é mais elevado. Desta feita, os eleitos são os Whitesnake e os espectáculos escolhidos fazem este ano trinta anos. Por alturas do álbum "Slide it in", a banda viu-se mais uma vez a crescer no mercado europeu,a apesar de algumas críticas menos positivas ao álbum, principalmente à produção. Depois de um acordo com a Geffen para a distribuição nos Estados Unidos, o álbum é remisturado e por pouco não entrou no Top 40. Com uma banda de luxo - e para muitos saudoso, os espectáculos ao vivo tornaram-se lendários. Com o guitarrista John Sykes acabadinho de sair dos Thin Lizzy e com o regresso do baixista Neil Murray de volta,  o elenco ficava completo com os saudosos John Lord (na banda desde a sua génese) e Cozy Powell e claro, com David Coverdale a comandar toda operação.

Para os fãs dessa fase, é, logo à partida, um pacote irresistível que serve como comemoração dos trinta anos do lançamento do álbum classico. Como sempre, só tivemos acesso ao audio, pelo que não nos podemos pronunciar sobre o video - e até é algo que estamos bastante curiosos, já que se tratam de algumas actuações que foram capturadas de forma não oficial (ou seja, bootlegs) que são agora lançadas de forma oficial. Em termos sonoros, não há qualquer razão de queixa. Incluí as actuações do festival Super Rock Japan '84, uma série de temas que foram registados na tour da banda e ainda um medley com mais de quinze minutos que não é nada mais, nada menos do que a última performance do maestro Jon Lord com a banda. E só por isso, temos razão suficiente para adquirir imediatamente este lançamento. Só por isso.

No entanto, não é a nostalgia e o sentido de gratidão que se tem por um músico responsável por grande parte do processo de transformação da música pesada naquilo que é hoje, principalmente no que diz respeito à utilização dos teclados no hard rock e heavy metal (e por consequência, todos os outros seus subgéneros) que comanda a excelência deste lançamento, já que a qualidade sonora e a prestação da banda é mesmo algo que merece ser apreciado e que continua a ter o seu impacto mesmo passado trinta anos. Clássico Whitesnake que todos os fãs de hard rock em geral não poderão perder - apesar dos inúmeros álbuns ao vivo que têm sido lançados da banda nos últimos anos. Mesmo assim, essencial.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira