About Me

Idol Of Fear - "All Sights Affixed, Ablaze" Review


Primeiro álbum da banda canadiana Idol Of Fear após uma promo lançada em 2013. "Vanquish", o primeiro tema surge como uma bomba mas cedo demonstra de que estes ídolos tem mais em si do que apenas metal extremo. Ainda a faixa não chegou a meio e temos logo um cheirinho progressivo que deixará muitas orelhas levantadas definitivamente. Esse elemento progressivo é algo que acompanha todas as oito faixas aqui contidas (na "Circle Of Vortices" faz lembrar os bons e velhos momentos de Opeth), mas há mais, muito mais. Outro elemento aqui contido é sem dúvida a das melodias dissonantes. Não é fácil fazer uso das dissonâncias e impedir que o som não se torne maçudo mas tal é atingido com distinção.

Com muitas audições e com alguma dedicação, não é muito complicado deslindar o mistério acerca de "All Sights Affixed", a não ser o mistério de ter sido lançado por edição de autor. A voz acaba por ser o elemento mais extremo da música dos Idol Of Fear, sendo que instrumentalmente, tiradas as ocasionais explosões, o pedal duplo, o que se tem é algo bem melódico que poderia estar num álbum de metal progressivo, acabando por ser este o rótulo que lhe acenta melhor. Esse ou avantgarde (mesmo que pareça algo tímido para preencher na perfeição o título de avantgarde). O tema título espelha na perfeição toda a versatilidade da banda e das músicas contidas nesta estreia, o que faz deste um trabalho com capacidades para ser consumido compulsivamente.

Torna-se muito difícil destacar um tema já que desde a já mencionada abertura, passando pela "Morning Star", a trilogia "It Demands", "It Militates", "It Tyranizes" e acabando com a "Carion", os níveis qualitativos são enormes e qualquer amante de música desafiante, experimental, progressiva e claro, extrema, terá aqui um grande prato cheio. Um álbum que poderá passar despercebido para aqueles que não gostam tanto de procurar a sua música e sim de ouvir aquilo que lhes chega através dos meios de comunicação, mas que apresenta uma banda que oferece garantias de poder chegar a esse nível. Sem dúvida que não vai manter o estatudo de banda sem contrato por muito mais tempo.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira