About Me

Putrid Offal - "Mature Necropsy" Review


Teste de stress, teste à resistência, teste à persistência, teimosia, carolice, masoquismo ou um misto de salada de fruta necrótica são os únicos e plausíveis motivos para uma banda demorar 25 anos a lançar o seu primeiro disco. Neste caso, os Franceses Putrid Offal tinham deixado saudades,  após a edição de uma demo e de uma série de splits na década de 90, mas naquele tempo deram por terminada a carreira e ficou a sensação que algo de maior tinha ficado por fazer. Passado este grande hiato decidiram honrar o que tinha sido iniciado e a maturidade deste “Mature Necropsy” retrata isso mesmo,  temos um primeiro disco repleto do que os Putrid Offal foram, são e continuarão a ser.

É como se tivessemos compilado este ¼ de século de história musical e transposto para o ano 2015. O resultado disto é um óptimo disco de goregrind sem manias, sem pretensões, sem glorificações. Arrancando influências a Carcass, Dead Infection e, por exemplo, a Agathocles, todas estas no seu início de carreira, os Putrid Offal descarregam 13 temas de podridão cirúrgica, sempedir licença. Gozando de uma produção exímia, o forte deste “Mature Necropsyreside está na simplicidade e na abordagem directa infligida ao ouvinte, mais uma vez a grande escola do grindcore serve aqui de exemplo, um bom exemplo, por sinal.

O facto de não haver mistério por detrás destas palavras não implica que este esforço colectivo seja desinteressante, antes pelo contrário. Aqui, a música é pensada e sentida de forma célere, não há tempo para tirar notas ou fazer críticas, tudo o que deve estar numa banda como esta está presente e não vale a pena reinventar nada, afinal estamos a falar de goregrind à antiga, ou seja, curto, agressivo, bruto e sujo pelo que se estes adjectivos não vão ao encontro dos vossos gostos musicais então o melhor mesmo é ouvirem outra coisa. Por outro lado, também posso dizer que recomendo esta necropsia matura  a todos os  fiéis peregrinos da imundície sonora!

PS – Apesar de só termos tido acesso aos temas do álbum convém dizer que este apresenta-se disponível no formato duplo CD com mais 2 temas extra, no primeiro, Freddy Krueger (S.O.D. cover) e o Sane Men (Nerve cover) e o segundo CD, intitulado “Premature Necropsy” com as gravações da década de 90 nomeadamente os splits com Exulceration, o “intitulado "Obscurum per Obscurius" e com Agathocles.

Nota: 8.2/10

Review por Pedro Pedra