About Me

Distant Sun - "Dark Matter" Review



"Dark Matter" é o primeiro álbum dos russos Distant Sun, que não se sabe muito bem se é uma banda a sério ou se é um projecto montado pelo guitarrista/vocalista Alexey Markove com uma série de músicos que arranjou. À primeira vista poderá dizer-se rapidamente que se trata de uma espécie de mistura entre heavy metal moderno (como aquele demonstrado pelos Metallica no clássico álbum preto) e o thrash metal mais melódico, mas a verdade é que a avaliar por estas dez faixas não se consegue inserir assim tão facilmente nessa categoria. Esse é talvez o ponto que enfraqueça este trabalho.

Se pegarmos numa faixa como "Prophet Of The Mean", que abre o álbum, temos essa mistura, mas se seguirmos o percurso do álbum, de seguida temos logo a "Kill The Fremen", que é um interessante frenesim thrash. O tema título, por sua vez, já se aproxima da power ballad, tão em voga na década de oitenta enquanto a "Godsdoom" é tipica malha de folk/power metal, como se fosse um cruzamento dos Alestorm com os Falconer. Ou seja. Em quatro faixas temos logo quatro abordagens diferentes de metal. Todas com resultados acima da média, mas mesmo assim, suficientemente diferentes entre si para que se consiga identificar os Distant Sun com um género em específico.

É entre estas quatro fórmulas que "Dark Matter" se situa, embora exista mais incidência no thrash metal moderno, e acaba por ser um álbum agradável para quem gosta de heavy/thrash de todas as maneiras e feitios, embora se perceba quem encontre algumas barreiras por gostar deste ou daquele estilo. A frustração é um pouco essa, falta rumo, porque talento há aos molhos o que deixa qualquer tarefa de avaliação dificuldade. Como álbum é mais fraco do que se esperaria porque soa a compilação, mas avaliar pela qualidade das músicas em si, está aqui um grande trabalho. Fiquemos no meio termo então.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira