About Me

Glittertind - "Blåne For Blåne" Review



Para os que desconhecem, Glittertind é projecto nascido em 2001 que nasceu com o intuito de fazer covers de músicas populares do folclore norueguês, passou depois a concentrar-se em composições originais, não perdendo de vista o lado folk que fazia parte da sua sonoridade no início da carreira, atingindo resultados bastante satisfatórios, principalmente no seu anterior álbum de originais "Djevelsvart". Chega-se então ao quarto álbum da carreira da banda e logo pela abordagem de "Ukjend Land", fica-se encantado pelo feeling clássico que brota das suas ondas sonoras.

Esta sensação descrita atrás é a chamada do bom déjà vú, ou seja, é quando se ouve algo pela primeira vez que tem tão bom impacto, que parece que já faz parte do ouvinte desde sempre. O folk aqui tem tanto da música escandinava como também nos relembra em muitas ocasiões o country (como na boa onda "Hoyr Min Song (Til Fridomen)), o que não é nada de espantar, já que a música tradicional americana, salvo raras e honrosas excepções, veio toda da cultura dos diferentes povos que povoaram o continente. É uma mudança ainda significativa em relação ao passado da banda, mas que soa totalmente natural.

Mesmo não sendo o trabalho que agradará ao comum dos metaleiros, todos aqueles que apreciam folk (quer tenham metal à frente ou não) e temas como "Draumen" quase que obrigam a um pézinho de dança, a bater palmas e a cantar. Nem sempre as coisas resultam a 100% e "Blåne For Blåne" sofre um pouco com isso, já que aqui e ali o marasmo pode-se instalar. Ainda assim, é música excelente para ouvir ao abrigo de qualquer coisa, refugiado do calor ou da chuva e a mensagem das letras (diz quem percebe norueguês) é bem positiva, algo que também se sente ao ouvir a música. Boa surpresa.


Nota: 7.5/10


Review por Fernando Ferreira