About Me

V/A - "A Light In The Black - A Tribute To Ronnie James Dio" Review



Ronnie James Dio foi sem dúvida uma das maiores e mais características vozes a cantar heavy metal, com uma carreira com mais de cinquenta anos e com participação directa e indirecta nos momentos mais clássicos do nosso amado género. Que não restem dúvidas disso. Influenciou gerações e gerações de músicos, quer com as suas músicas, quer com a sua abordagem vocal muito própria assim como um sentido de fantasia que trouxe magia ao heavy metal, tendo sido responsável, mesmo que inadvertidamente, por muito do imaginário power metal. Posto isto, sem dúvida que é totalmente merecido todo e qualquer tributo à voz do metal, no entanto, existe o perigo deste tipo de coisas soar a oportunismo comercial.

Não tendo necessidade de duvidar da seriedade da Massacre Records, que resolveu reunir as suas principais bandas de heavy metal para uma justa e merecida homenagem e tal nunca é demais. Assim sendo temos um duplo CD repleto de clássicos que foram cantados por Ronnie James Dio, alguns inevitáveis e incontornáveis, outros mais surpreendentes. Não poderiam faltar “Kill The King” (por Messenger), “One Night In The City” (pelos Circle Of Silence), “Neon Knights” (pelos Burden Of Grief), “Stand Up And Shout” (pelos Love.Might.Kill), “I” (pelos Rebellion), “The Sign Of the Southern Cross” (pelos Crystal Ball), “The Last In Line” (pelos Order) e “Gloryful” (pelos Holy Diver), entre outras.

Daquelas que normalmente não surgem neste tipo de ocasiões temos uma “Sacred Heart” (por parte também dos Crystal Ball), “Evil Eyes (pelos Gun Barrel), “I Could Have Been A Dreamer” (por parte dos The Order), “King Of Rock’N’Roll (pelos Metal Inquisitor”), “Light In The Black” (pelos Iron Fate) e “Caught In The Act” (pelos Wizard). É um bom tributo, não trazendo nada de muito ousado ou diferente dos originais mas com o espírito necessário para que o objectivo de homenagem seja cumprido. Interessará principalmente para quem não conhece o trabalho de Dio a fundo (se é que existe pessoas assim), sendo uma forma de introdução através de outras versões. Bom tributo.


Nota: 7.3/10

Review por Fernando Ferreira