About Me

Vaee Solis - "Adversarial Light" Review


Já lá vão os dias em que a novidade era acompanhada de imaturidade, pelo menos, esta é uma tendência que se acentua nas bandas mais recentes. No caso dos Nacionais Vaee Solis, tudo o que constitui este trabalho de apresentação é simplesmente tocante, ao ponto de nos iludir com uma falsa mensagem de desnorte. Aqui, os caminhos foram bem trilhados pelo que a pretensa simplicidade que nos atinge é resultado de um lote de experiências emocionais envelhecidas em pipas de carvalho enraivecido e debitadas numa cadência tortuosa e q.b. maquiavélica.

“Saturn’s Storm” inicia esta incursão com um poder descomunal, onde as notas são o prelúdio desta mesma tempestade anunciada, a sua marcha lenta é uma mera ilusão à turbulência e consequente poder destrutivo que vai demonstrando. “Adversarial Light” segue-se e o ritmo imposto continua a consolidar a visão da chegada desta intempérie perfeita, o refrão, aqui, esmaga-nos com a sua crueza frágil. “Enoia” já não deixa dúvidas, estamos a ser intensamente fustigados por esta baixa pressão, sem apelo nem agravo. “Feral Isolation” consume-nos com a sua brutalidade despida de tabus, mais uma vez esta nudez é elevada a um estado de pura fúria, onde somos confrontados com o lado mais primitivo da banda. Por esta altura já estamos triturados, trucidados e somos facilmente engolidos ao som de “Libra”, é inevitável, tanto como incontornável aparenta ser o nosso destino. Mas como em qualquer temporal podemos ser cuspidos da tormenta e é precisamente isso que acontece com “Cosmocrat”, porém o que aqui é lançado nada tem a ver com uma eventual bonança esperançosa, antes pelo contrário, o registo mantém-se e o que é projectado são apenas os restos moribundos desta infernal passagem pelo reino dos vivos.

Em jeito de conclusão, os Vaee Solis conseguem, com este disco, uma sublime estreia e criam uma oportunidade única para intensamente se saborear a dor da forma mais viciante. Como tal, atrevam-se e não os deixem passar sem que vos toquem!

Nota: 8,2/10

Review elaborada por Pedro Pedra