About Me

RAM - "Subversvm" Review


Muitos poderão olhar para este “Subversvm” como o primeiro trabalho de uma banda nova, mais uma aposta certeira da Metal Blade. Que se trata de uma aposta certeira da Metal Blade não existem dúvidas, no entanto, nem os RAM são uma banda nova nem sequer a aposta da Metal Blade é recente. Se este álbum é já o quarto da banda, é também o segundo lançado pela mítica editora norte-americana. Para os que estavam equivocados só podemos dizer que nem sabem o que têm andar a perder. O negócio aqui é heavy metal do puro e duro, daquele que nos traz tanta nostalgia mas tanta, tanta, que até julgamos que nos lembramos do dia em que álbuns como “The Number Of The Beast” ou “British Steel” foram lançados. No meu caso pessoal, com um ou dois anos na altura, não há memória que chegue para tal tarefa.

Com um gigante tema de abertura na figura de “Return Of The Iron Tyrant”, todo o fã do som da velha guarda fica automaticamente rendido. É este o encanto do heavy metal que se mantem actual e sempre relevante não interessa quantos anos tenha como estilo. Outras malhas – felizmente aqui temos muitas – como “The Usurper” e Forbidden Zone” usam e abusam de lugares comuns do género, mas aqui a diferença em relação a outros casos onde a nossa opinião não é tão positiva é que temos músicas com capacidade de suportar o teste do tempo com sucesso.

Conhecem aquela sensação de estar ouvir algo que já ouviram antes pela primeira vez? O malfadado déjá vú. Fiquem a saber que o déjà vú tem duas vertentes. A vertente positiva que advém sobretudo da entoação que é feita à mesma frase “Outra vez”. Poderá ser “Outra vez?!” ou poderá ser “Outra vez!, sendo que a primeira é positiva e a segunda negativa. No caso dos RAM e de “Subversvm”, o que temos é “outra vez!”, já que é um álbum praticamente inesgotável. Se fazer um álbum de puro heavy metal tradicional em 2015 inesgotável não é algo fantástico, então se calhar as nossas expectativas e padrões de avaliação estão ligeiramente desregulados.


Nota: 9.3/10


Review por Fernando Ferreira