About Me

Dzöker - "Nazca" Review


Os Dzöker são uma jovem banda que nos chega de Espanha, mais concretamente de Santander e tem aqui, com "Nazca" um grandioso álbum de estreia. O género é stoner rock, bem energético e raçudo que parece que nos é entregue directamente do Texas. A grande força da banda é sem dúvida o seu som de guitarra que é demolidor, embora a parte rítmica também não se fique atrás, com uma bateria bem possante e um baixo omnipresente e cheio de groove. As duas primeiras faixas põem a nu a vertente mais directa da banda embora seja com "Think" a terceira faixa, que se nota bem a vontade da banda de ir mais além.

E como é que se vai mais além quando o negócio é stoner? Injectar um pouco mais de complexidade e variedade na sua música. Se pegarmos em temas como "Think", "Ligh In Darkness", "Acid Rain", "Black Poison" e "Blood", todos com mais de sete minutos e que compõem exactamente o meio deste trabalho, temos um forte feeling jam em que a música flui de forma naturalmente e os músicos apenas se esqueceram de olhar para o relógio. Ou seja, a complexidade deste trabalho é absolutamente simples, é apenas deixar ir e deixar a inspiração fluir. É o que se sente pelo menos.

No entanto, é nesta altura, nesta secção mais densa do trabalho que surge a maior dificuldade do trabalho. Chega-se à conclusão de que é um pouco longo demais. Se tivesse menos duas faixas, talvez fosse um pouco mais efectivo. Também à questão da produção que vai soando ao longo do trabalho cada vez mais comprimida - não se trata de desequilíbrios da produção ao longo do trabalho. Apenas se trata de um detalhe que vai ficando cada vez mais evidente. De qualquer forma e para álbum de estreia, está aqui uma grande banda a acompanhar. Para quem quiser, o download está disponível gratuitamente na página do bandcamp da banda. Recomendadíssimo.


Nota: 8.1/10

Review por Fernando Ferreira