About Me

Gutalax - "Shit Happens!" Review


Gutalax parece um nome de medicamento inventado que o Herman José criaria no seu mítico sketch de bloopers das suas anedotas. Tendo em conta o nome do álbum, "Shit Happens!", podemos prever que não se trata de um sketch humorístico certamente, mas sim uma banda de grindgore (ou goregrind). Os preconceitos são o que são, mas por vezes acertam em cheio. Neste caso, nem seria preciso o título que é tão previsível que até já cheira a ranço. Com músicas chamadas "Fart Fart Away", "Cock Corn", "Shit Demon", "Hot Dick", "Rectal Oraculum" e "Brothers In Ass", sem falar na capa de horrível gosto, a coisa também se torna demasiado fácil.

Títulos de álbuns e de músicas são perdoáveis se a música faz a diferença. A questão é que o que aqui temos não faz a diferença nenhuma. Apesar de em termos sonoros, até se consiga fugir um pouco ao som de plástico que é comum encontrar, o problema são mesmo os pig squeals que se tornam enjoativos após cinco segundos. Com este tipo de vocalizações por cima, qualquer tipo de música se torna cansativa. Isto partindo do príncipio de que a músíca em si é dinâmica. Que não é. Um pouco melhor que a voz, mas mesmo assim, igual a todas as outras do mesmo género.

A Républica Checa tem um forte historial no underground do death metal e do goregrind, o que faz com esta proposta não acrescente em nada a tudo aquilo que o país já nos ofereceu. Nem o seu país, nem qualquer outro. Básico, genérico e cansativo. E até irritante - a sério, alguém pode dizer que este tipo de grunhir é uma sátira que alguém levou a sério mas que não tem propriamente o potencial para ser utilizado em profusão? É que as letras idiotas sobre genitália e escatalogia ainda se conseguem suportar, agora isto é intragável.


Nota: 2/10

Review por Fernando Ferreira