About Me

Otargos - "Xeno Kaos" Review


Embora na eterna referência para nós metaleiros, o website Metal Archives, venha a indicação de que o colectivo francês conhecido como Otargos toca black metal, tal designação revela-se bastante limitadora. Para já existe um forte sabor a death metal que acompanha todos os oito temas deste trabalho, seja pelos riffs com groove e bastante técnica, como pelos ocasionais apontamentos da guitarra solo. Esta incursão por mundos mais death metal não é de agora. Aliás, ao sexto trabalho, a banda francesa continua a sua progressão para fora dos limites daquilo que entendemos como black metal.

Intensidade sempre foi a imagem de marca da banda, seja nos tempos do black metal mais puro, seja nas experimentações e misturas pelo mundo do industrial e death metal e esse ponto continua bem presente. "Dark Mechanicus" é um exemplo perfeito, onde a banda conjuga o groove do black/death com uma certo ritmo marcial, próprio do metal industrial. No entanto é na brutalidade de temas como "The Ruinous Powers", "Chariots Ov The Godz" e "Realm Of The Dead" que a banda triunfa. Onde se sente que todo o seu poder é atingido na plenitude.

Não se trata só de apresentar potência e brutalidade, porque a música extrema não vive só disso. É o conjugar esses elementos com as dinâmicas e os elementos que faz com que se tenham verdadeiras músicas, com príncipio, meio e fim. Claro que são temas como o tema título que se mostram como aqueles mais imediatos e os que ficam logo à primeira, no entanto, com consequentes audições, todos os outros elementos subliminares começam a chegar-se à frente - como a inesperada melodia de "Phase Shifters". Para quem não conhecia a banda, o valor deste álbum fará com que queira andar para trás na discografia para ver o que andou a perder. Para os outros que já seguiam a sua carreira há já algum tempo, este álbum é apenas uma confirmação da metamorfose bem sucedida que a banda tem vindo a efectuar nos últimos anos.


Nota: 8/10


Review por Fernando Ferreira