About Me

Barbarian Fist - "The Whorelord Cometh" Review


Qual a relação entre o Conan e o stoner/doom/sludge? Aparentemente para os noruegueses Barbarian Fist, a relação é íntima já que esse é o imaginário que popula por esta estreia discográfica. Pessoalmente, sempre pensei em sonoridades como a de Amon Amarth ou Manowar (antigo, claro) como mais indicada a esta temática. Gostos. Adiante. Este "The Whorelord Cometh" começa com o tema título em que tem um sample do filme de 1981, "Conan E Os Bárbaros" mas que sendo revela um doomaço de qualidade insuspeita. Para quem gosta de doom, este é um tema que o deixará completamente rendido.

Composto por quatro temas, quatro longos temas, e não contando com os fanáticos doom, este poderia ser um álbum a colocar de parte por quem teme a repetição ou simples aborrecimento. Talvez exista aqui uma certa imparcialidade da nossa parte, mas a verdade é que este trabalho flui com uma graça de um ninja, ou seja, nem se dá por ele. Se pegarmos em "No Brakes On The Rape Train" (título adoravelmente estúpido!), temos o exemplo perfeito. A música flui tão bem, de forma tão perfeita que sem se dar conta vemos que já passaram cinco minutos e a voz ainda não surgiu. Como se fosse uma jam inspiradíssima em que as palavras não são necessárias. E não são mesmo. É daquelas músicas que poderia continuar para sempre.

Basicamente, todos os fãs da música da década de setenta, do proto-heavy metal e do doom metal clássico, encontrará aqui quatro razões para gastar quarenta minutos da sua vida. E quando chega ao final, descobre-se que não foram quarenta minutos gastos mas sim ganhos. Ver isto ao vivo deverá ser uma prioridade para quem fica impressionado com o que se ouve em disco. E se eles conseguirem passar em cima de um palco metade do que passam neste disco, então está aqui uma banda enorme. Altamente recomendado para os amantes e estudiosos do stoner/doom, isto se conseguirem passar pela capa horrível.


Nota: 8.7/10

Review por Fernando Ferreira