About Me

Insision - "Terminal Reckoning" Review


E dá-lhe death metal bruto dos queixos. Poderão pensar que é uma questão de luas. Aquilo que já foi feito mil vezes no passado ou nos soa aborrecido ou é uma desejada lufada de ar fresco. No caso dos InSision temos a segunda hipótese. Apesar de serem suecos, o seu som apela um pouco mais à realidade norte-americana, o que já à partida nos é agradavelmente surpreendente, com alguns pormenores técnicos que os tiram do previsível marasmo que por vezes nos espera do brutal death metal oriundo do continente americano, embora anos atrás a banda soasse bem mais… sueca.

Dinâmico q.b., com músicas que conseguem evitar as 200 bpm constantes – um tema como “Old Ways” é uma prova de que também se pode tocar death metal brutal sem carregar com o pé no acelerador, com resultados igualmente satisfatórios. A música e o álbum por consequência, soa bem coesa e sólida e consegue cativar sem grande esforço, fazendo algo que, tal como já demos a indicação no parágrafo anterior, já foi feito muitas vezes. Mas resulta. As coisas quando são bem feitas e com amor à causa, resultam sempre.

Ao quarto álbum e depois de seis anos de ausência, os Insision regressam em grande e embora ainda se adivinhe um percurso algo alargado, mas estes trinta e cinco minutos passam num instante e imploram para que se reptira a dose. Quando assim é, é porque a qualidade está mesmo presente. Para todos os que se esqueceram, Os Insision tocam brutal death metal, estão de volta e mostram que devem ser levados em conta quando o negócio é brutalidade.


Nota: 7.4/10

Review por Fernando Ferreira