About Me

Venomous Concept - "Kick Me Silly - VC III " Review


Engraçado como começámos (e continuamos a começar) tantas críticas com o chavão "já tudo foi feito, visto e ouvido no grindcore" que não é mais do que um certo cansaço da semelhança entre todas as propostas que nos chegam. Engraçado porque é preciso chegar uma banda/projecto composto por veteranos para nos mostrar que isto realmente quem sabe, sabe. E que quem sabe, sabe sempre, mais ou menos escorregadela. Os Venomous Concept são uma verdadeira super-banda de grindcore que já existe há quase quinze anos mas que apenas vai surgindo esporádicamente, visto que a prioridade tem sido as suas principais bandas.

Temos então dos Napalm Death, essa verdadeira instituição do death/grindcore, Shane Embury nas guitarras (ele que é o baixista dos Napalm Death) e Danny Herrara na bateria. Depois temos vindos dos Brutal Truth, que mesmo já tendo encerrado funções, continuam a ser uma instituição no género, o grande (enorme) Dan Lilker no baixo e Kevin Sharp na voz (ele que agora está nos Lock Up, outro grande projecto de grindcore com membros dos Napalm Death). Finalmente na outra guitarra, temos John Cooke que também tem uma série de bandas mas é no seu trabalho ao vivo com os Anaal Nathrakh e com os Napalm Death que se tem vindo a notabilizar.

A música dos Venomous Concept é bem mais assente no punk/crust/hardcore do que o que se esperaria e esse espírito está bem patente em cada uma destas vinte e duas faixas que passam num instante (em trinta e três minutos para ser mais preciso), mas que tem montes de ganchos que se agarram à nossa memória. Músicas como a inicial "Rise", a "Head On A Stick" e a "Holiday in Switzerland" são a prova de como este trabalho é bem variado. Soa bem e as músicas acabam por capturar bem aquele espírito de contestação tão patente em bandas como Napalm Death, principalmente no seu início. Mais do que um simples álbum de grindcore, mais do que um simples projecto de hardcore grindcorizado, "Kick Me Silly - VC III" é um álbum aos quais os grinders não quererão (não deverão querer!) perder.

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira