About Me

Coastgaard - "Devil On The Balcony" Review


Conforme "Ruminator" se faz ouvir, ficamos com a sensação de que nos enganámos na década. Está ali qualquer coisa que remonta à década de sessenta, mas ao mesmo tempo temos algo que nos mostra um lado mais contemporâneo, mais própria do rock alternativo ou até algo próximo de shoegaze. O ambiente geral do trabalho é contraditório embora quem o ouça de forma superficial possa achar que é simplesmente aborrecido - temos que ter a noção de que o comum apreciador de heavy metal não engolirá facilmente este tipo de sonoridade.

Para além da sonoridade meio pop, meio vintage, há muito mais para ouvir e descobrir aqui. Se a sonoridade em si remete para algo mais ligeiro e tal descartável, todas as músicas têm uma certa aura melancólica que ficariam bem num qualquer filme independente - a "A Well Adjusted Man" é um bom exemplo de toda a dicotomia e de todo este paradoxo que a música dos Coastgaard enceta. Misturar algo tão distante como o surf rock da década de sessenta com o shoegaze da década de oitenta, sem falar das melodias vocais que remontam à new wave da década de oitenta.

Ao segundo álbum, a banda apresenta doze músicas que embalam e encantam o ouvinte, hipnotizam-no sem que o ouvinte se dê conta. É certo que tirando o já citado "A Well Adjusted Man" também não fica muita coisa após o silêncio, no entanto, é um daqueles trabalhos que não nos importamos de ouvir e voltar a ouvir, vezes sem contas. Interessante e intrigante, uma boa surpresa.


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira