About Me

Sanzu - "Heavy Over The Home" Review


Dá-nos ideia que a Austrália está a tornar-se no novo Canadá, tal é o número de novas bandas a surgir e dos mais diversos quadrantes. Uma maior oferta supõe (e neste caso até corresponde à verdade) uma maior diversidade mas nem sempre implica maior qualidade. No caso dos Sanzu que chegam ao primeiro álbum com “Heavy Over The Home”, a resposta não é taxativa para muito que se pense como tal já que estamos a falar de uma banda de deathcore. Por incrível que pareça, deixa-nos muito na dúvida antes que tenhamos uma opinião formada e isso logo à partida é um excelente indicativo.

Ter uma banda de um certo e determinado género que consegue superar as limitações desse mesmo género e surpreender é algo que deve ser sempre salientado e louvado. No entanto, esse facto, por si só, não significa ter-se o álbum do ano. E estas duas frases descrevem na perfeição este “Heavy Over Home”. Um álbum que intriga e depois se gosta no entanto, nunca chega a impressionar verdadeiramente, ao ponto de figurar entre as melhores obras da música extrema. O início caótico de “Old Orchard Floor” tem um sabor a black metal que é muito bem vindo (e lamentamos imenso que não apareça mais vezes, mas a onda geral da coisa é o midtempo ameaçador e abrasivo.

É nessa toada que esta estreia se perde um pouco. Não quer dizer que não tenhamos momentos de explosão entre o andamento compassado vingente – “Ubiety” é um bom exemplo – ou até mesmo pequenas maravilhas como a curta instrumental “Awaken”. É apenas uma fórmula que começa a cansar um pouco na segunda metade do disco e que não se consegue revitalizar. Ainda assim, é uma boa surpresa e é um bom nome para se ter em conta. Num futuro próximo, se largarem certos maneirismos pré-estabelecidos, conseguirão dar frutos bem mais interessantes.


Nota: 6.9/10

Review por Fernando Ferreira