About Me

Horrid - "Reborn In Sin" Review



Os Horrid já são uma das instituições do death metal italiano pelo que não é descabida a reedição do seu álbum de estreia pela Spew Records. Lançado numa altura, em 2002, em que a moda no género era tocar mais rápido que o vizinho do lado e de preferência a despejar escalas para cima e para baixo do braço da guitarra, temos aqui os Horrid a fazer isso em parte mas como se fossem oriundos da Suécia. Temos a produção típica do death metal técnico, alguns dos seus tiques, mas depois um sentido de brutalidade que era contemporâneo com aquilo que se fazia na altura.

No entanto, no que nos diz respeito, não é essa parte da brutalidade que tem mais impacto, é mesmo a forma como conseguem desencantar melodias viciantes que fazem com que cada um destes temas soe fantástico. Se pegarmos no tema título que abre o álbum, fica-se logo fisgado. São oito minutos de death metal inteligente, potente e melódico - e atenção, que não é por acaso que estes dois termos surgem juntos. Não se pense que um afecta o outro. Pelo contrário, complementam-se. E isto é algo que temos não só neste tema mas como também nos restantes. Aliás, o seguinte, "Your Lying Eyes", também oito minutos e também "sofre" do mesmo mal.

A forma como cada música usa a complexidade em termos de composição também é um ponto muito positivo que serve para compensar os outros menos positivos. Para já a produção é demasiado podre para aquilo que a banda quer fazer em termos de composição e depois certos temas não conseguem acompanhar a genialidade de outros - a "Battle In The Skies", por exemplo, parece-nos demasiado banal e corriqueira. Seja como for, é um álbum que faz por merecer a sua reedição. A sua qualidade justifica por inteiro a nova tiragem. É mais um trabalho que merece ser reapresentado a toda uma nova geração.


Nota: 7.8/10

Review por Fernando Ferreira