About Me

Mightiest - "SinisTerra" Review


Apesar de contarem já com uma carreira com mais de vinte anos, apenas agora, em 2016, é que os Mightiest se iniciam nas lides nos lançamentos de longa-duração. E tendo a qualidade da coisa, é caso para se dizer, mais vale tarde que nunca. "Sinisterra" é uma potente bujarda de black/death metal épico que ao longo de seis longas faixas, consegue levar-nos para um mundo mágico bem longe das vulgaridades que nos fartamos de presenciar no quotidiano. Ou seja, é a peça de entretenimento ideal. Talvez não agrade aos puristas do black metal - mas esses também raramente estão satisfeitos.

Para já, a produção é impecável. Poderosa mas ao mesmo tempo a ter poder o suficiente para que não nos esqueçamos que (ainda) estamos a falar de metal extremo. Em termos técnicos, o que se pode ouvir aqui também é um luxo, com uma prestação irreprensível por parte da banda. Quanto à música e como já deixámos antever atrás, o elemento épico é um dos mais relevantes mas não só. Podemos até ter a dizer que temos um espírito progressivo - a quantidade de riffs assassinos (não confundir com riffs assassinados) que uma música como "Animalevolence" tem e a forma como tudo se conjuga na perfeição para nos levar numa autêntica viagem não deixa de ser impressionante.

É um álbum que mostra uma banda veterana mas com o entusiasmo próprio do primeiro álbum. Embora não nos seja possível apontar para nenhuma banda em específico, o estilo de som remete-nos para a década de noventa, o que já será possível indicar como uma referência para quem não ouviu. Uma outra referência, mais descabida será dizer que é como o som dos Dawn mas um pouco menos violento. De qualquer forma, "SinisTerra" é um álbum pelo qual nos apaixonamos à primeira vez e ao qual voltamos com prazer redobrado porque haverá sempre algo que conseguimos retirar dele. Talvez alguns vejam como defeito o facto de parecer que foi lançado na década de noventa. Da nossa parte, curiosamente, é uma razão para gostarmos ainda mais dele.


Nota: 8.7/10

Review por Fernando Ferreira