About Me

Rotten Sound - "Abuse To Suffer" Review


A podridão finlandesa está de volta. Os Rotten Sound são sem dúvida um dos grandes nomes do grind finlandês e “Abuse To Suffer” é já o sétimo trabalho longa-duração (que neste caso consideramos sempre como tal mesmo que ronde a meia hora como é o caso) da discografia da banda. Cinco anos de ausência (sem contar com o EP lançado em 2013 “Species Of War”, também aqui analisado) não serviram para fazer esquecer a banda, na realidade só fizeram com que a sede por grindcore bruto se acentuasse. E não há problemas nesse ponto porque “Abuse To Suffer” consegue satisfazer perfeitamente essa sede.

Para já, com esta sonoridade típica de death metal sueco, cheia de gravilha, não há como não ficar fascinado. E depois, para quem espera uma proposta unidimensional será agradavelmente surpreendido. Se depois de ouvir estes dezasseis temas ficar com essa impressão é que também não tem o ouvido apurado para a música extrema. Há dinâmica para dar e vender neste trabalho. Desde o começo noise com direito a porrada da grossa de “Lazy Asses” ao midtempo e até cheio de groove com direito a porrada da grossa da “Fear Of Shadows” temos muita coisa a acontecer. E sim, é um disco de porrada da grossa, mas é por isso que gostamos dele.

No entanto, não basta fazer porrada da grossa, também é necessário trazer algo de valor acrescentado. Não esqueçamos que o grindcore só parece um estilo menor ou fácil de fazer para quem não percebe lhufas do assunto. Os Rotten Sound condensam em vinte oito minutos aquilo que muitos tentam fazer em carreiras inteiras. Um sentido enorme de urgência, num álbum que não perde tempo com nada e está focadíssimo em distribuir uma dose elevada de agressividade COM sentido. Potente, ameaçador, grind! Não são necessárias mais razões, pois não?


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira