About Me

V/A - "Metal Massacre XIV" Review


Se há alguma compilação que é clássica e que tenha inscrito o seu nome nos anais da música pesada, essa compilação é a "Metal Massacre" da Metal Blade, conhecida por revelar ao mundo bandas como Metallica, Trouble, Slayer e Armored Saint, entre muitas outras. No entanto, o mundo continua a girar e aquilo que gerou e causou sensação ontem, já não o faz hoje em dia (embora o possa fazer amanhã). Dificilmente o fenómeno que aconteceu com as bandas citadas atrás acontecerá novamente, já que o mundo é outro, a música está disponível por todo o lado e ninguém espera que seja numa compilação como a "Metal Massacre" (ou como outra qualquer) que vão aparecer os novos Metallica, até porque não haverão os novos Metallica. Se alguém tinha dúvidas, que as desfaçam, o raio nunca cai no mesmo sítio duas vezes seguidas.

Posto isto fora do caminho, quererá isto dizer que esta compilação é uma perda de tempo e dinheiro? Muito pelo contrário. E nem teremos que recorrer ao argumento que foi Alan Averill dos Primordial a tratar do alinhamento. Sabemos que a Metal Blade é hoje em dia a casa eclética de muitas bandas diferentes dentro do género do heavy metal (e dos seus subgéneros), no entanto, o foco para esta compilação foi mesmo o old school, o que nos permite ouvir a bandas como Metalian, Noctum, Cobra e Stone Dagger que têm um genuíno amor ao heavy metal tradicional, amor esse que é bem audível para bandas como "The Traveler", "Until Then Until The End", "Denim Attack" e "The Siege Of Jerusalem" respectivamente.

Se haveria alguma forma de qualificar a compilação para a posteridade, esta sem dúvida que foi a maneira mais inteligente de a fazer - também sabemos que amigo Alan, além de não andar a dormir, tem um gosto genuíno pelo som sagrado. Mais do que fazer da compilação uma forma de divulgação do produto que se tem para vender - tal como aconteceu em grande parte da década de noventa - o sentido de fazer um compilação deverá sempre passar pelo factor da celebração. Celebrar a música apenas com esse intuito, por isso, para quem gostar de heavy metal tradicional, Metal Massacre XIV é uma compilação obrigatória. Música de agora mas feita com o espírito de ontem e que tem a capacidade para viver para amanhã.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira